Obras de arte permitem conhecer estilos e artistas
Algumas paredes brancas do Espaço Cultural Multiuso Flávio de Carvalho ganharam muitas cores e beleza, retratadas em grandes painéis pintados pelos artistas da cidade, Filiage, Jerci Maccari e Kamila Souto. Contrapartida dos recursos da Lei Aldir Blanc, as obras de artes trazem a sobreposição da imagem de Leonardo da Vinci na Monalisa e a reflexão sobre a necessidade do equilíbrio entre a presença humana e as florestas e seus seres vivos.
“Ficamos felizes com o melhor aproveitamento dos recursos da lei, que originou os painéis, entre outras iniciativas vistas durante o festival de artes. Desta forma, foi possível conciliar a arte com as necessidades da classe”, avalia a prefeita Capitã Lucimara Godoy. A ideia de fazer as artes nas paredes foi do secretário da Cultura, Ricardo do Vale, visando à otimização dos recursos da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/20, do governo federal).
“A cultura e sua expressão artística devem estar em todos os locais públicos; devem ser de fácil acesso a todos. Ficamos muito felizes que nossos alunos e suas famílias, quando houver o retorno presencial, se deparem com tanta criatividade e representatividade artísticas”, explica o secretário, lembrando que não houve custos para a Prefeitura. Iniciados em março, os painéis foram finalizados este mês, levando, em média, 20 dias.
Os artistas Jerci Maccari e Kamila Souto se uniram na criação de um painel único com, aproximadamente, 25 metros quadrados (m2). Segundo o artista, a ideia inicial era cada um pintar um painel de 12 m2. “Decidimos juntar nossas ideias, conciliando a proposta da Kamila com a minha. A Kamila trabalha na valorização da floresta como um todo e seus seres vivos. Já a minha é o homem do campo na exploração da terra, mas de forma positiva, na produção de alimentos”, esmiúça o artista.
Conforme ele, a união das propostas resultou num trabalho de reflexão. O painel busca conciliar a floresta e seus habitantes com o trabalho do produtor, revelando a necessidade do equilíbrio e respeito entre ambos como ideia de coexistência. Satisfeitos com a iniciativa, Jerci e Kamila entendem que a obra de arte dentro da Secretaria da Cultura permite aos alunos conhecerem estilos diferentes e reconhecerem os nomes de artistas da cidade.
Já o trabalho do artista Filiage foi gravado passo-a-passo, mostrando o surgimento de um belo painel num dos corredores da Secretaria. Em meio a tantas cores, o destaque é para a sobreposição do multiartista Leonardo da Vinci em sua maior expressão, que é a Monalisa. Da Vinci foi cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
“Minha proposta foi apresentar uma obra ícone da arte, como a Monalisa, mas dando destaque ao seu criador, que além de artista foi um gênio em outras áreas”, reforça o artista. Interessante é o detalhe dos olhos, evidenciado pela cor amarela. Filiage trouxe a representação dos olhos da Monalisa. “Por isso sobrepus Leonardo Da Vinci sobre sua obra mais importante ou conhecida, deixando sobressair apenas os olhos enigmáticos da musa”, explica. Para ele, os painéis num espaço tipicamente de cultura podem servir de inspiração aos frequentadores.
Premiação
Este mês Jerci Maccari também venceu a 2ª edição do concurso Galeria Consigaz Arte que Transforma, patrocinado pela distribuidora de gás, Consigaz. O artista plástico concorreu na categoria votação popular, obtendo 12.642 votos do Brasil inteiro e alguns do exterior, via internet. O suporte utilizado foi um botijão de gaz novo, em que se retratou imagens de sua infância no campo.
“O prêmio é meu, mas a vitória é de todos os que votaram e foram buscar votos entre seus amigos, familiares e comunidades”, agradeceu o artista. Segundo ele, foi o único artista do interior a participar em meio aos nomes das capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. “Estive representando Valinhos”, afirma. O concurso foi um incentivo à cultura brasileira, que se viu em dificuldades em função da pandemia, limitando à participação em eventos e às vendas.
O resultado do trabalho pode ser conferido neste link https://www.instagram.com/p/CN2lFUHJYXa/?igshid=1h9o36u59tjk0.
Para apreciar ainda mais os trabalhos nos painéis, confira o vídeo cedido gratuitamente pela Associação Cultural e Artística de Valinhos (ACAV) no link https://youtu.be/BAAEXdfe5ho