Nesta sexta-feira (7), a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania e da Defesa Civil do município, aderiu a iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (MCR2030), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visa tornar as cidades resilientes, reduzindo o risco de desastres e promovendo o desenvolvimento sustentável. A adesão foi realizada na sede da Defesa Civil de Campinas, local onde a equipe da Defesa Civil de Valinhos também recebeu a primeira capacitação da MCR2030 nesta sexta.
O objetivo da iniciativa é melhorar a compreensão dos municípios sobre os riscos, para que, assim, seja possível diminui-los, além de reforçar a capacidade de desenvolver e implementar estratégias locais para fortalecer a resiliência. Dessa forma, a MCR2030 visa assegurar que os municípios estejam se tornando inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis até 2030, contribuindo para diversos objetivos globais.
Para isso, a iniciativa propõe um roteiro de três etapas para a resiliência, que vão desde a conscientização até a implementação das ações para redução do risco de desastres. As etapas da MCR2030 são organizadas de forma colaborativa entre as cidades e outras partes interessadas, promovendo diálogo entre os níveis nacional, subnacional e local.
Valinhos, ao aderir a iniciativa, passa a ter acesso a um ambiente de aprendizagem e assistência que auxiliará o município a reduzir cada vez mais o risco de desastres, por meio de planejamentos estratégicos, além de tornar seu desenvolvimento mais sustentável.