Com o objetivo de ampliar a relação com os artistas visuais da cidade, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu uma reunião com representantes da categoria nesta quarta-feira, dia 29, na sala 'Ivan Fleury Meireles'.
Com a presença de 32 artistas, o encontro foi aberto pelo Chefe do Gabinete, André Luiz dos Reis, que traçou uma retrospectiva do movimento artístico do município e destacou que a Administração do prefeito Clayton Machado fomenta parcerias para promoção das manifestações artísticas.
A atividade contou ainda com a presença do Diretor de Espaços Culturais Fabrício Bizarri e da Chefe de Relações Público-Privado da Secretaria de Cultura e Turismo, Ana Massara, que efetuou o cadastramento dos artistas presentes, para futuros contatos.
Os artistas elogiaram a iniciativa da Administração Municipal e, como fruto dessa parceria, deverão realizar uma grande exposição de artes em meados desse ano, para que cada artista possa divulgar seu trabalho.
Stephan Beck, artista plástico nascido na Alemanha, que reside em Valinhos há 4 anos, parabenizou a iniciativa da Prefeitura. "Valinhos está saindo na frente de muitas cidades da região e do Brasil, ficando muito próxima das iniciativas culturais de cidades da Europa", comentou Beck.
Retrospectiva - Em sua fala, André Reis, resgatou a história das artes da cidade e destacou o movimento denominado 'Pesquisa 70', que consistiu numa revolução cultural promovida em Valinhos através da iniciativa dos estudantes e artistas, no final da década de 60, que promoviam atividades culturais inovadoras. A partir daí, surgiu o Conselho Municipal de Cultura, que dentre outras ações, promoveu a estruturação da Biblioteca Pública Municipal Dr. Mário Correa Lousada.
O chefe do Gabinete também comentou as atividades culturais promovidas na década de 90, com destaque a exposição "Arte do Momento", um intercâmbio cultural "Brasil – Valinhos – Cuba", realizada com artistas de Valinhos e de Cuba. Dentre os participantes que vieram a Valinhos, André Reis destacou o fotógrafo Alberto Diaz (Korda), autor da fotografia mais famosa do líder cubano Che Guevara.
Logo depois, o Diretor de Espaços Culturais, Fabrício Bizarri, agradeceu a presença dos participantes e colocou os espaços culturais de Valinhos à disposição para a realização de exposições e outras intervenções culturais. "Este nosso encontro marca uma nova fase nas artes da cidade. Queremos em conjunto com todos vocês artistas elaborarmos parcerias e promover as artes em nossa cidade", comenta Fabrício.
A próxima reunião ficou agendada para o dia 12 de fevereiro de 2014, quarta-feira, as 18h30, na Sala Ivan Fleury, e todos artistas visuais da cidade de Valinhos estão convidados a participar.