Gabriel Antonio de Oliveira Bariani, de 15 alunos, somou mais uma conquista em seu currículo acadêmico. Ex-aluno da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) 'Governador André Franco Montoro', no bairro Bom Retiro, onde cursou todo o ensino fundamental, o jovem conquistou a 1ª colocação em 2014 no curso de Mecatrônica no Colégio Técnico de Campinas (COTUCA) e em Química na Escola Técnica Estadual 'Conselheiro Antonio Prado' (ETECAP), além de 14º lugar em Qualidade e Produtividade no Colégio Técnico de Limeira (COTIL).
Mas essa não é a primeira vez que Gabriel se destaca nos estudos. O adolescente já foi premiado na Olimpíada Nacional de Química e Olímpiada Nacional de Astronomia em anos anteriores. "Eu presto atenção nas aulas e reviso as matérias antes das provas", contou o estudante, sobre o sucesso escolar, que já vem de família. O irmão Pedro Miguel Bariani, de 18 anos, que também estudou na EMEB 'Governador André Franco Montoro', foi em 2011 1º lugar no COTUCA, 2º no ETECAP e 4º no COTIL.
Os pais, que sempre acompanharam ativamente os estudos de Gabriel e Pedro, só têm elogios para os filhos. "São uma benção na nossa vida. Nunca nos deram problema. São muito responsáveis", afirmou a mãe, a dona de casa, Fátima Aparecida Bariani, de 49 anos. Já o pai, o servidor público José Osvaldo Bariani, de 50 anos, completou: "fico muito feliz com esses resultados, afinal a concorrência é muito grande, mas o que me dá ainda mais orgulho é o caráter deles", disse.
Para o secretário municipal da Educação, Danilo Sorroce, alunos como Gabriel e Pedro demostram a importância da família na educação dos filhos, além do próprio mérito dos dois e da qualidade do ensino na rede municipal. "A somatória dessas três frentes, só pode resultar em bons resultados", complementou. Sorroce salientou a proposta de governo do prefeito Clayton Machado de investir cada vez mais na Educação, para que mais Gabriel e Pedro elevem o nome de Valinhos com conquistas acadêmicas.
Fátima, mãe do Gabriel, também só tem elogios para a EMEB 'Governador André Franco Montoro'. "Não tenho do que reclamar, o ensino é bom e os professores dedicados", disse. Já o pai, José Osvaldo, também elogia a equipe pedagógica e a infraestrutura da escola, ressaltando ainda que "o sucesso escolar também depende do empenho do aluno e da participação da família".
Mecatrônica – Diante da possibilidade de escolhas no ensino médio, Gabriel optou por cursar Mecatrônica no COTUCA, colégio ligado a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), cujas aulas, em período integral, começam no dia 7 de fevereiro. "Estou muito empolgado", disse.
Para prestar os Vestibulinhos, Gabriel fez um ano de cursinho. Aliado aos estudos, o adolescentes fez teatro por quase três anos, além de cursar teclado e treinar basquete, nos cursos oferecidos pela Prefeitura. "O teatro me ajudou muito, pois aprendi a me comunicar melhor", enfatizou.