27 MAI 2021
Valinhos apresenta média positiva mensal de 283 novos empregos com carteira assinada neste ano

A cidade de Valinhos registrou, nestes primeiros quatro meses do ano, uma média de 283 novos empregos formais por mês, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), disponibilizado por meio do Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho (PDET), do Ministério do Trabalho. Já nos anos anteriores, a média do saldo mensal de empregos no município se manteve negativa, com -28 em 2019 e -267 em 2020, o que aponta para um cenário com mais demissões do que novas vagas de trabalho ocupadas.

Os dados positivos observados neste início de ano, com mais de mil novas vagas de emprego com carteira assinada criadas e preenchidas, somam-se a uma série de investimentos e mudanças no enfoque da relação setor público e iniciativa privada, que têm sido realizados na cidade desde o mês de janeiro, como as várias ações da Prefeitura junto ao Sebrae e Senai para oferta de cursos de capacitação destinados a população, Ainda, a cidade caminha com um trabalho inicial, em parceria com a Inova, Agência de Inovação da Unicamp, para a implantação de um Pólo Tecnológico em Valinhos.

Nesta semana, a Prefeitura também anunciou outra ação importante na área: a implantação do novo Centro de Distribuição regional do Grupo Léo Madeiras em Valinhos, que irá atender parte das 90 lojas do grupo que, ao lado de empresas como a Klabin e Duratex, fazem parte do grupo Ligna, com mais de 40 anos de atuação em diversos setores da economia.

“Nosso objetivo, através do Plano Desenvolve Valinhos, é reinserir a cidade na rota do desenvolvimento econômico, trazendo novas empresas, aumentando a oferta de empregos, dando sequência ao plano de estabelecer um Pólo Tecnológico, ou seja, reconectando Valinhos ao cenário econômico e de inovação e tecnologia”, ressalta a Prefeita Capitã Lucimara.

Os números apresentados demonstram o início de um novo momento de resgate da credibilidade da cidade perante o mercado empresarial e de negócios, o que, consequentemente, gera empregos e renda para a população, alterando o cenário com alto índice de demissões e baixa geração de empregos observado nos últimos dois anos.

“Esses números não são para comemorarmos, já que estamos em uma pandemia e, infelizmente, muitas pessoas ainda estão perdendo empregos, mas são dados que demonstram uma tendência de evolução positiva para o município e é nesse caminho que pretendemos continuar”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Zacharias Martins.