Os números impressionam e trazem um alerta: Valinhos tem apresentado, nos últimos 14 dias, aumentos consideráveis em novas internações, novos casos e, também, pacientes que aguardam vagas de internação na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas - UPA. Se no início da 2ª quinzena de abril para maio os dados eram de quedas em novas internações, casos e óbitos, agora o cenário é preocupante: em 14 dias, a cidade apresentou 41% de aumento em novas internações em leitos de UTI, 66% de aumento em novos casos diários e pacientes com espera para vagas na UPA, que chegou a zerar o número de pacientes no início de maio e, agora, apresenta 9 pessoas aguardando vagas para internação.
Dados atualizados desta sexta-feira, dia 4, apresentam 84 pessoas internadas com suspeita/confirmação de Covid nos 2 hospitais da cidade, sendo 51 em leitos de UTI e 33 em Enfermaria. Destes, na Santa Casa de Valinhos, 29 estão em UTI e 20 em leitos de enfermaria. No Galileo, são 22 em leitos de UTI e 13 em enfermaria. Nos 2 hospitais, há 100% de ocupação nos leitos de UTI. Na Santa Casa, a ala de enfermaria também está em 100% e no Galileo, 39%.
A Prefeitura tem analisado a situação diariamente, com análises e indicações da equipe da Saúde e do Comitê Municipal de Enfrentamento. A cidade de Valinhos apresenta, hoje, o maior índice de leitos de UTI por 100 mil habitantes entre a média de todas as regionais de Saúde. Porém, mesmo com este alto índice, tem sido insuficiente para novas vagas por conta da velocidade, novamente, do contágio da doença no município. O Comitê irá se reunir para decidir novas ações e, tão logo as definições aconteçam, será feito o comunicado.
A Prefeitura, também, reitera a importância de manter os protocolos sanitários de distanciamento, uso de máscaras, álcool gel e sair apenas em situações de necessidades essenciais. As barreiras sanitárias continuam na cidade e a fiscalização também, com aplicação de multas para quem descumprir os decretos e as regras dos protocolos sanitários. As etapas de vacinação continuam e Valinhos tem se destacado como uma das cidades que tem melhor índice de vacinados proporcionalmente ao total da população.
Abaixo, seguem gráficos comparativos que demonstram a situação atual dos leitos de UTI, % de crescimento semana a semana e, também, a média de novos casos diários por mês, desde o início da Pandemia, bem como os índices de vacinação na cidade.