A Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, participou na última quarta-feira (02) da reunião online de apresentação do projeto Impulsiona SP, organizada pelo Governo do Estado, com a presença do Governador João Doria. O Impulsiona SP tem o objetivo de integrar os usuários da Política da Assistência Social ao mundo do trabalho, promovendo geração de renda, autonomia e mobilidade social.
Para alcançar este objetivo, o projeto traz para os serviços da assistência social a abordagem de inclusão produtiva rural e urbana, por meio de iniciativas de preparação e intermediação do acesso ao mercado de trabalho e empreendedorismo, contando com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do SEBRAE-SP, do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
As ações do Impulsiona SP são direcionadas para a gestão municipal e para os usuários da assistência social. Como representantes da prefeita Capitã Lucimara, estavam presentes a secretária de Assistência Social, Tathiane Boldarini de Camargo, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fábio Zacharias Martins.
Para a gestão municipal, o programa contempla a orientação para elaboração dos Planos de Inclusão Produtiva e a capacitação das equipes técnicas dos CRAS para inclusão produtiva.
Para os usuários da assistência social, as ações do programa são as seguintes:
. Direcionamento dos usuários da assistência social para cursos de qualificação profissional
. Integração entre CRAS e Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), potencializando as ações de intermediação de mão de obra
. Capacitação e direcionamento dos jovens para vagas de estágio
. Incentivo aos pequenos produtores locais por meio do programa de Aquisição de Alimentos
. Direcionamento dos usuários da assistência social para cursos de qualificação técnica para o empreendedorismo
. Estímulo à formalização e regularização dos negócios informais
. Orientação do acesso ao microcrédito
. Atendimento específico para os públicos mulher vítima de violência e 50+.