17/06/2021
Fechamento excepcional se dará para ação de manutenção interna; CLT permanecerá com os portões abertos
Excepcionalmente nesta sexta-feira, 18 de junho, os portões do Parque dos Lagos permanecerão fechados durante o dia todo. É que no espaço será realizada a limpeza ao entorno dos lagos, para retirada das plantas aquáticas que foram removidas das três lagoas existentes no local. Na data, o CLT permanecerá com os portões abertos.
A remoção se dará por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, da Prefeitura de Valinhos. O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) acompanhará os serviços. O fechamento para manutenções diversas no espaço está previsto no parágrafo único, do Capítulo III, do Decreto Municipal nº 10.045/2019, que dispõe sobre as regulamentações e usos do complexo, no qual fica a Barragem das Figueiras.
O manejo das macrófitas teve início pelas lagoas localizadas no Parque dos Lagos em maio e foi realizado seguindo a sequência do fluxo da água. A retirada das plantas nos quatro lagos tem sido realizada por empresa contratada pelo DAEV por dispensa de licitação, contando com acompanhamento e supervisão técnica-ambiental.
Nessa semana a equipe responsável pelo manejo das plantas aquáticas vinha fazendo a retirada das fileiras das macrófitas desidratadas do complexo da Barragem Figueiras. O material estava sendo depositado em fileiras próximas aos lagos, para desidratação. A compostagem se dará dentro do próprio parque.
Na lagoa do Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva a retirada das plantas aquáticas continuará. A maior parte do lago do local já está limpa e passará pela remoção final das plantas nos próximos dias. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos no CLT até o fim deste mês.