A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a sociedade civil e lideranças religiosas, montaram um abrigo emergencial de inverno para que as pessoas em situação de rua do município, que não estão em serviços de acolhimento da Secretaria, possam se proteger do frio. O funcionamento do abrigo teve início no dia 14 de junho e vai até 31 de julho.
Com o auxílio de voluntários, são oferecidas pernoites das 19h00 às 07h00, além de jantar e café da manhã. O abrigo disponibiliza 14 vagas diariamente e, nos 10 primeiros dias de funcionamento, foram realizados 76 atendimentos.
“O objetivo desse acolhimento é proteger as pessoas em situação de rua das baixas temperaturas nos meses de junho e julho. Entendemos que essas pessoas estão em um processo de vida que merecem nossa atenção, mesmo ainda não estando preparados para assumir os compromissos de um acolhimento institucional, e isso é o que motiva nossa ação”, comentou a secretária de Assistência Social, Tathiane Boldarini de Camargo.
A criação do abrigo é resultado de uma reunião realizada no final do mês de maio, entre a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social e lideranças religiosas, que teve o objetivo de reunir esforços e pensar em soluções conjuntas para o atendimento das pessoas em situação de rua da cidade, além de planejar ações emergenciais para o período de inverno.
Todas as medidas sanitárias em relação à Covid-19 estão sendo tomadas, como distanciamento, o uso de máscara e higienização, para que todos os abrigados e os voluntários tenham segurança no local.