Um dos principais itens do plano de governo da prefeita Capitã Lucimara é a área do desenvolvimento econômico, e uma importante frente de trabalho está focada na criação de um Polo de Tecnologia em Valinhos, para atrair todo ecossistema de inovação, ou seja, novas ideias, novas soluções, novos negócios = geração de emprego, renda e mais investimentos para a cidade. Para cumprir esta meta, a Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, Inovação e Comunicação, juntamente com a AEVAL - Associação dos Empresários de Valinhos - tem trabalhado com várias ações. Uma delas, na última quarta-feira (23), representando a prefeita Capitã Lucimara, os secretários Fábio Zacharias Martins, de Desenvolvimento Econômico, e Roberta Calif Simas Araújo, de Tecnologia, Inovação e Comunicação, estiveram em São Paulo, com a diretoria da AEVAL, para conhecer o Hub de Inovação do Bradesco InovaBra Habitat, com o ecossistema de inovação e mais de 200 startups (empresas de tecnologia em fase de encubação e crescimento) para estudo e conhecimento do que pode ser aplicado no município. Estiveram presentes também na visita ao Hub o Vereador André Amaral e o Presidente da AEVAL – Associação de Empresários de Valinhos, Rafael Di Falco Cossiello.
Com a implantação de Hub’s de Inovação, como esse visitado, as grandes ideias são civilizadas com o aporte financeiro de grandes empresas, orientação de mentores e “investidores anjo” para criarem negócios de alto impacto baseados em tecnologias digitais disruptivas e inovadoras, gerando o crescimento econômico e novas oportunidades no meio empresarial.
Desde o início da gestão, a Prefeitura vêm buscando dar saltos tecnológicos no município, através de análises e estudos para implantação de serviços em benefício à população, trazendo um misto de coworking e espaço de inovação com a participação de universidades e institutos de pesquisas.
Além da visita ao Hub de Inovação do Bradesco, a Prefeitura em conjunto com a AEVAL também visitaram o Instituto Caldeira no mês passado e seguem com estudos de campo por outros locais com tecnologia e estrutura de ponta, para atribuições a cidade.