A Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na semana passada 4.000 agendamentos para 1ª dose de adultos no município, que serão realizadas de segunda a quinta-feira desta semana, sendo 2.800 vagas para faixa etária de 40 anos ou mais e 1.200 vagas para 35 anos ou mais. É importante ressaltar que a Prefeitura aguarda a chegada de novas doses da vacina por parte do Governo Estadual e Federal para abrir novos agendamentos na cidade.
Os agendados para esta semana serão vacinados de segunda (5 de julho) a quinta-feira (8 de julho), das 10h30 às 16h, conforme horário escolhido no momento do agendamento, no Pavilhão do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo).
O tipo de vacina aplicada será a que estiver disponível no dia da vacinação. Não haverá Drive-Thru e não será permitido levar acompanhante. A Secretaria da Saúde ressalta, ainda, que todas as pessoas agendadas devem apresentar comprovante de residência no momento da vacinação.
A força-tarefa montada pela Prefeitura tem capacidade para vacinar, ao mínimo, 6.000 pessoas semanalmente, se recebidas as doses por parte do Governo Estadual e Federal. O objetivo da força-tarefa é vacinar todos os adultos acima de 18 anos, ao menos com a 1ª dose, até o final de agosto.
Pré-cadastro
Para facilitar o processo de vacinação, a Secretaria da Saúde destaca também a importância de realizar o pré-cadastro no programa Vacina Já, idealizado pelo Governo do Estado de São Paulo para otimizar o tempo gasto no preenchimento dos dados para o agendamento das doses.
O preenchimento de dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento da pessoa que receberá a vacina no site Vacina Já (https://www.vacinaja.sp.gov.br/) economiza 90% no tempo de atendimento para receber a imunização. Mas é importante esclarecer que o pré-cadastro no site do Estado (Vacina Já) e o agendamento no sistema da Prefeitura (quando liberado para as faixas etárias tanto na 1ª como na 2ª dose) são sistemas diferentes. E os dois são necessários.
Doação de alimentos
As pessoas agendadas para se vacinarem, em todas as etapas, podem contribuir com a campanha Vacina Contra Fome, iniciada em Valinhos pela Prefeitura, através do Fundo Social de Solidariedade. Desde o início da campanha, já foram arrecadadas mais de 10 toneladas de alimentos, que serão distribuídos às famílias que buscam a sede do Fundo para buscar mantimentos durante a pandemia.
Desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com participação da Secretaria da Comunicação do Estado de São Paulo, a ação convida cada pessoa apta a se vacinar contra a Covid-19 a levar um quilo de alimento não perecível para doação, no local de vacinação em seu município. Os alimentos não perecíveis, preferencialmente a serem doados, são arroz, feijão, macarrão e leite em pó.