A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde e da Assistência Social, informam que foram vacinadas 41 pessoas em situação de rua na última sexta-feira (2), no prédio do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). Para imunizar este grupo a equipe do SEAS e voluntários fizeram diversas abordagens, buscando conscientizá-lo sobre a importância da vacinação. A equipe da Saúde realizou a vacinação no SEAS e a vacina aplicada foi a da Jansen, considerada a melhor opção por oferecer com apenas uma dose o protocolo vacinal completo.
Para receberem a vacina, as pessoas em situação de rua foram abordadas na rua, nos serviços de acolhimento e durante os atendimentos realizados no SEAS. Atualmente, de acordo com dados da Secretaria de Assistência Social, a cidade registra 63 pessoas em situação de rua. Os demais, ou já haviam tomado a vacina nas fases de grupos de faixa etária, ou não quiseram tomar. Portanto, a Saúde dá por completa a vacinação deste grupo.
A Prefeitura segue com o cronograma de vacinação durante esta semana, imunizando com a 1ª dose os adultos com mais de 35 anos e com a 2ª dose os idosos acima de 67 anos. A força-tarefa montada pela Prefeitura tem capacidade para vacinar, ao mínimo, 6.000 pessoas semanalmente, se recebidas as doses por parte do Governo Estadual e Federal. O objetivo é vacinar todos os adultos acima de 18 anos, ao menos com a 1ª dose, até o final de agosto.