Dando sequência ao projeto "Férias na Biblioteca", a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizará na próxima quinta-feira (23), às 15 horas, a terceira contação de estórias, desta vez, baseada no livro infantil "A gritadeira", de autoria de Sandra Aymone, ilustrado por Carol Juste. A atividade será apresentada pelo monitor de teatro do Centro Cultural "Vicente Musselli", Luciano Corrêa, na Biblioteca Municipal "Mário Corrêa Lousada".
O projeto, lançado em julho do ano passado e retomado no último dia 9, se estenderá até o próximo dia 30 de janeiro em parceria com a Fundação Educar D'Paschoal que, além de apoiar o projeto, forneceu gentilmente 300 exemplares de diversas obras literárias, editadas pela entidade e voltadas às crianças, para serem distribuídas aos expectadores das contações de estórias na última apresentação do projeto.
"Estou muito feliz por ter sido convidado a participar deste projeto, pois tenho um carinho especial pela biblioteca, onde iniciei meu trabalho como aprendiz patrulheiro", comenta Luciano. Ele antecipa que, no dia 16, a contação será baseada em uma obra literária que aborda temas como ética, cidadania, respeito ao próximo e meio ambiente.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, a ação faz parte do projeto do prefeito Clayton Machado de divulgar o trabalho da Biblioteca Municipal de Valinhos como uma rica fonte de pesquisas. "Buscamos resgatar a importância da leitura, e atrair os cidadãos a conhecerem a Biblioteca, bem como usufruir deste importante espaço cultural, através de contos de Histórias. Serão ótimas oportunidades para os pais e avós trazerem os filhos e netos, incentivando-os a fazerem da leitura, um hábito para toda a vida", destaca.
Saiba mais - "O projeto Férias na Biblioteca, promovido pela primeira vez nas férias de julho de 2013, é também uma extensão do projeto "Teatro na Escola", pioneiro no município e lançado em março do ano passado em parceria com a Secretaria da Educação, que leva às crianças das creches e Emeis peças infantis com o objetivo de valorizar a arte teatral e proporcionar uma forma diferenciada de educar as crianças. Como agora os alunos estão em férias, o projeto foi estendido à biblioteca como opção de lazer gratuita e aberta à comunidade", lembra o secretário.