O ano de 2021 tem sido o mais impactante no enfrentamento à Covid-19. Nos meses de março e abril, tivemos a 2ª onda, com aumento no número de casos e óbitos no país, superior ao registrado no ano passado. Entretanto, mesmo neste cenário, frente à gestão estabelecida pela prefeita Capitã Lucimara em Valinhos, com a transparência e alinhamento das decisões junto ao Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid na cidade, imposições de ações restritivas quando necessária, intensificação da fiscalização para o cumprimento dos protocolos sanitários e, especialmente, uma eficiente e cordial equipe de Vacinação contra a Covid-19, a taxa de letalidade (número de óbitos em relação ao total de casos confirmados) tem caído na cidade de Valinhos desde o início do ano, de 3,12 em dezembro para 2,77 agora em julho.
Na semana passada, a Prefeitura de Valinhos já havia divulgado os resultados iniciais importantes da vacinação na cidade quanto a queda de internações, novos casos e novos óbitos. A notícia, sob o título “Com avanço da vacinação, Valinhos apresenta queda semanal de novos casos, óbitos e internações”, que pode ser acessada na íntegra neste link, http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/com-avanco-da-vacinacao-valinhos-... , traz análises importantes que demonstram o quanto um processo transparente, eficiente e ágil de vacinação contribui, decisivamente, no enfrentamento à Covid.
“Lamentamos, e muito, cada um dos 359 óbitos registrados em Valinhos desde o início da Pandemia. São perdas que entristecem a família e não há palavras que possam suportar esta dor, mas a solidariedade é fundamental neste momento. O que temos trabalhado é para que, mesmo neste cenário, possamos evitar ao máximo novos óbitos e, em novos casos confirmados, que as pessoas possam ser cuidadas e que, sendo vacinadas, não tenham a forma mais agressiva da doença, evitando assim as internações. E, nas últimas semanas, o que temos presenciado é esta redução, com menos casos de pessoas com sintomas que tenham sido iniciados em 14 a 21 dias, resultado deste trabalho importante que precisa ter a colaboração de todos”, comentou a prefeita Capitã Lucimara.
A secretária de Saúde, Carina Missaglia, reforça que a importância dos índices é um alerta de que o caminho certo está sendo percorrido, entretanto os protocolos precisam continuar a serem seguidos. “Ainda há registro de óbitos, infelizmente, de pessoas que estão internadas e que, ao apresentarem sintomas iniciais há mais de 20 dias, infelizmente, não conseguiram vencer a doença. Por isto, para que estes resultados positivos dos últimos 20 dias, especialmente quanto a queda em casos e óbitos de pessoas que tenham se infectado neste período de 14 a 20 dias, possam ampliar e continuar nesta tendência, a adesão ao processo de vacinação e a correta adesão aos protocolos sanitários são fundamentais”, complementa a secretária.
Neste link, http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/informacoes-sobre-vacinacao-em-va..., é possível acompanhar passo a passo o processo de vacinação que tem sido realizado na cidade de Valinhos, incluindo números e um histórico de todos os grupos já vacinados por ordem cronologicamente dos fatos.