Compromisso é com alunos, familiares e servidores das escolas
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, mantém as mesmas diretrizes no segundo semestre na volta às aulas nas escolas municipais, semelhante ao primeiro semestre. As aulas seguem o modelo híbrido, alternando entre presencial e online, de acordo com a opção dos pais. Antes do início das aulas, a direção, coordenação e professores participaram de reuniões pedagógicas.
“Nosso compromisso é com nossos alunos, familiares e todos os funcionários das escolas. Seja no quesito qualidade do ensino ou na segurança, levando em consideração os protocolos sanitários existentes”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.
Serão mantidos os rodízios de alunos nas escolas, a carga horária das aulas diminuídas e terão atendimentos presencial ou remoto, com entrega de material físico para os alunos que não estão indo presencialmente e não têm acesso remoto. A Secretaria da Educação estuda a implementação de aula online, em tempo real, para alunos que têm acesso e para aquelas escolas com estrutura tecnológica disponível.
Inicialmente, as aulas online deverão ser pela Plataforma EducaDigital, por meio do acesso a um link denominado EducaClass.
Funcionamento
No segundo semestre, as escolas deverão seguir com limite de 30% do número de alunos matriculados em cada turma, em escalonamento semanal, em caráter optativo aos pais. “Temos muito a avançar neste semestre para, passo a passo, investirmos na recuperação da Educação em todos os níveis, com o retorno gradual das aulas presenciais e o reforço pedagógico quando necessário”, afirmou a secretária da Educação, Claudinéia Vendemiatti Serafim, que acumula a função de chefe de Gabinete da prefeita Capitã Lucimara.
As reuniões pedagógicas entre direção e coordenação e a dos pais começaram no início desta semana. As creches o Maternal l e ll retornaram na última quarta-feira (28), em período parcial, sendo metade das crianças matriculadas no período da manhã (7h às 11h30) e metade das crianças no período da tarde (12h30 às 17h), para todos aqueles que optaram pelo retorno presencial.
Já as crianças do Berçário l e ll retornarão no dia 02 de agosto, seguindo as mesmas regras do Maternal. O horário de adaptação das crianças será definido de acordo com o planejamento de cada CEMEI.
A Pré-Escola, Ensino Fundamental l e ll e Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornaram na última terça-feira (27).
As atividades coletivas continuarão remotamente no mês de agosto.