Artistas possuem vínculos com a cidade
Na próxima segunda-feira (9), a Prefeitura de Valinhos, por meio da secretaria da Cultura, inicia uma homenagem aos artistas Flávio de Carvalho e Adoniran Barbosa, no Paço Municipal de Valinhos. No local, os visitantes poderão apreciar fotos e a maquete da casa modernista de Flávio de Carvalho, em escala de 1/50. A homenagem pode ser conferida até dia 31 deste mês, das 8h30 às 16 horas.
“Ambos artistas nasceram em agosto e há vínculos com a cidade”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy sobre a motivação da homenagem. Segundo o secretário da Cultura, Ricardo do Vale, na ocasião os visitantes poderão ver a maquete da casa modernista do artista, que foi feita por meio de uma cópia do projeto da residência e com escala de 1/50.
“A maquete foi produzida junto com alunos de arquitetura e urbanismo da Universidade Potiguar do Rio Grande do Norte, hoje instalada na Câmara Municipal de Valinhos”, explicou o secretário.
Vida e obra
Adoniran Barbosa foi um grande compositor, cantor e sambista brasileiro do século XX, nascido em Valinhos no dia 6 de agosto de 1912. Foi o maior responsável por popularizar e dar reconhecimento ao samba paulista.
Flávio de Carvalho, nasceu em 10 de agosto no Rio de Janeiro. Viajou para a Inglaterra para estudar e se tornou engenheiro e arquiteto, além de um excelente pintor e desenhista, suas obras são de cunho expressionista e com aspectos surrealistas.
Voltou ao Brasil perto da Semana de 22, onde o intuito era incentivar e prestigiar a arte brasileira e se desvincular de “cópias” dos movimentos europeus. Flávio de Carvalho era ativista em tempo integral e foi muitíssimo importante para a cultura brasileira.