05 AGO 2021
Vacinação Covid-19: Com foco em 100% dos adultos vacinados com 1ª dose neste mês, Valinhos avança e abre agendamento para acima de 22 anos nestaquinta

Na sequência das ações que tem sido realizadas na cidade para vacinar 100% dos adultos com a 1ª dose até o final deste mês de agosto contra a Covid-19, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, abre nesta quinta, 5 de agosto, a partir das 10h00, mais uma faixa etária para agendamento, na etapa de vacinação em 1ª dose, desta vez para pessoas acima de 22 anos. Pelo calendário do Estado, esta fase estava prevista para vacinação entre 10 e 16 de agosto e Valinhos antecipa para vacinar já na próxima semana, de 9 a 13 de agosto.  Valinhos já tem 3 em cada 4 adultos (acima de 18 anos) vacinados com a 1ª dose e caminha para concluir 100% dos adultos com a 1ª dose até o final deste mês e 100% com imunização completa até o final de novembro.

Permanece aberto o agendamento para 24 anos ou mais, aberto nesta quarta às 16hs, sendo incorporado a nova fase de 22 e 23 a partir da manhã desta quinta-feira. A Prefeitura optou por reduzir o tamanho da faixa etária de agendamento para evitar instabilidade no sistema, com muitos acessos simultâneos.

O agendamento, que deve ser realizado pelo novo sistema implantado pela Secretaria da Saúde, o Siss Online (http://valinhosportal.sissonline.com.br), permanecerá aberto até que as vagas sejam esgotadas. Nesse novo sistema é necessário realizar duas etapas: o cadastramento e, após isso, o agendamento para vacina. O passo a passo está disponível pelo link: https://cutt.ly/RbBiXlt.

A vacinação ocorrerá das 10h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira da próxima semana (9 a 13 de agosto), conforme escolha de horário a ser realizada no momento do agendamento, no Pavilhão do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo). A Prefeitura pede que se respeite o horário agendado e evite atrasos.

O tipo de vacina aplicada será a que estiver disponível no dia da vacinação. Não haverá Drive-Thru e não será permitido levar acompanhante. A Secretaria da Saúde ressalta, ainda, que todas as pessoas agendadas devem apresentar comprovante de residência no momento da vacinação.

A força-tarefa montada pela Prefeitura tem capacidade para vacinar, ao mínimo, 6.000 pessoas semanalmente, mas aguarda a chegada de novas doses da vacina por parte do Governo Estadual e Federal. O objetivo é vacinar todos os adultos acima de 18 anos, ao menos com a 1ª dose, até o final de agosto e com a imunização completa até o final de novembro.

Pré-cadastro

Para facilitar o processo de vacinação, a Secretaria da Saúde destaca também a importância de realizar o pré-cadastro no programa Vacina Já, idealizado pelo Governo do Estado de São Paulo para otimizar o tempo gasto no preenchimento dos dados para o agendamento das doses.

O preenchimento de dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento da pessoa que receberá a vacina no site Vacina Já (https://www.vacinaja.sp.gov.br/) economiza 90% no tempo de atendimento para receber a imunização. Mas é importante esclarecer que o pré-cadastro no site do Estado (Vacina Já) e o agendamento no sistema da Prefeitura (quando liberado para as faixas etárias tanto na 1ª como na 2ª dose) são sistemas diferentes. E os dois são necessários.

Doação de alimentos

As pessoas agendadas para se vacinarem, em todas as etapas, podem contribuir com a campanha Vacina Contra Fome, iniciada em Valinhos pela Prefeitura, através do Fundo Social de Solidariedade. Desde o início da campanha, já foram arrecadadas mais de 12 toneladas de alimentos, que serão distribuídos às famílias que buscam a sede do Fundo para buscar mantimentos durante a pandemia.

Desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com participação da Secretaria da Comunicação do Estado de São Paulo, a ação convida cada pessoa apta a se vacinar contra a Covid-19 a levar um quilo de alimento não perecível para doação, no local de vacinação em seu município. Os alimentos não perecíveis, preferencialmente a serem doados, são arroz, feijão, macarrão e leite em pó.