10 AGO 2021
Como resultado da força-tarefa da vacinação contra Covid-19, taxa de letalidade cai para 2,69% em Valinhos

Como reflexo do intenso ritmo da força-tarefa de vacinação contra o coronavírus montada pela prefeita Capitã Lucimara, a taxa de letalidade em Valinhos segue caindo cada vez mais. Em abril, mesmo no pico da 2ª onda a doença, a cidade apresentava 2,90% de letalidade, número menor do que em dezembro de 2020, que apresentava uma taxa de 3,12%. Em julho, esse número já era menor: 2,77%. Nesta terça-feira, dia 10 de agosto, o número de óbitos em relação ao total de casos confirmados é 2,69%.

“Lamentamos cada vida que se perdeu por conta dessa doença e não vamos parar de trabalhar para evitar, o máximo possível, novos óbitos em nosso município. A vacinação vem gerando resultados que nos enche de esperança e é por isso que continuaremos lutando para diminuir as internações, os óbitos e os novos casos na cidade. E, nas últimas semanas, temos observado esta redução, com menos casos de pessoas com sintomas que tenham sido iniciados em 14 a 21 dias”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Este importante resultado positivo confirma que a vacinação é o caminho para vencer a doença. Em junho, a Prefeitura montou uma mega força-tarefa para ampliar e agilizar a vacinação dos munícipes. A meta é vacinar até o fim de agosto, com ao menos a 1ª dose, 100% das pessoas com mais de 18 anos na cidade. Com isso, a previsão da imunização completa da população adulta é até o final de novembro.

Hoje, 84,22% da população adulta já esta vacinada com a 1ª dose e 34,02% está completamente imunizada com a 2ª dose ou dose única da vacina, totalizando 116.648 doses aplicadas na cidade. Este resultado é um dos melhores entre as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas. Em um comparativo de aplicação da 1ª dose em relação ao total da população adulta, Valinhos está à frente de países como Estados Unidos (71,10% da população acima de 18 anos vacinada), Brasil (67,46%) e Japão (56,78%).

Nesta semana, a Prefeitura realizará a aplicação da 1ª dose na população com 20 anos ou mais e, em breve, avançará para 18 anos. Além disso, em relação a 2ª dose, estão sendo vacinados os munícipes que tomaram a 1ª dose da CoronaVac até 23 de julho e da AstraZeneca até 20 de maio. Nenhum valinhense está com a 2ª dose atrasada no município.

As internações pela doença também estão em queda. Nesta terça-feira (10), 27 pacientes estão internados em leitos de UTI Covid, nos dois hospitais da cidade, Santa Casa e Galileo, mantendo o menor número de internados deste ano de 2021. Isto representa uma redução de 61,43% em relação a 31 de março de 2021, data de maior registro de internados em UTI Covid na cidade. 20 pacientes estão em leitos de Enfermaria Covid, nos dois hospitais da cidade. Este é um dos menores índices deste ano, 71,01% menor do que em 31 de março de 2021.

“Os índices são bons, mas não significa que podemos relaxar em relação aos protocolos sanitários. Não podemos deixar de usar máscara, manter o distanciamento, evitar aglomerações e realizar a limpeza constante das mãos com álcool em gel. Para que estes resultados positivos dos últimos 20 dias, especialmente quanto à queda em casos e óbitos de pessoas que tenham se infectado neste período de 14 a 20 dias, possam continuar e, até mesmo ampliar, precisamos continuar com a vacinação e o comprometimento de todos, avançando na luta contra a Covid-19”, explicou a secretária de Saúde, Carina Missaglia.

Neste link, http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/informacoes-sobre-vacinacao-em-va..., é possível acompanhar passo a passo o processo de vacinação que tem sido realizado na cidade de Valinhos, incluindo números e um histórico de todos os grupos já vacinados por ordem cronologicamente dos fatos.