A Prefeitura de Valinhos comprou 103 computadores para equipar as 50 unidades de ensino da rede municipal. Parte das máquinas será destinada à área administrativa e a outra, para a montagem de laboratórios de informática na nova escola Padre Leopoldo van Liempt, que está para ser inaugurada, e nas EMEBs Dona Carolina de Oliveira Sigrist e Edina Aparecida Bampa da Fonseca, localizadas na zona rural.
O secretário da Educação, Danilo Sorroce, destacou que a ação faz parte da proposta de modernizar e melhorar a infraestrutura das escolas municipais, com o uso das novas tecnologias, conforme proposto no programa de governo do prefeito Clayton Machado. "Fizemos um diagnóstico das escolas e constatamos que boa parte dos computadores já estavam obsoletos, o que gerava um número alto de chamadas de manutenção e, consequentemente, prejuízo no trabalho", ressaltou, complementando que a melhoria atingirá quase que 100% das escolas.
A compra foi efetuada em duas etapas, e os primeiros 30 computadores já foram entregues. Segundo Sorroce, essas primeiras máquinas serão destinadas às creches e às escolas de educação infantil, que tinham os equipamentos mais antigos. O próximo lote com 73 computadores deverá comtemplar as unidades de ensino fundamental e equipar os laboratórios das três escolas.
Modernização – Segundo Sorroce, ainda como parte da proposta de dotar as escolas com novas tecnologias estão previstos ainda para este ano o lançamento de um Portal da Educação, cursos de inclusão digital para professores e funcionários de apoio, oficina de vídeo com celular como ferramenta pedagógica para professores, curso de linux educacional para professores e um amplo trabalho de conscientização com relação ao uso da Internet e as redes sociais.
O secretário afirma ainda que a capacitação dos profissionais é fundamental no processo de modernização das unidades de ensino. "Não adianta apenas oferecer os maquinários se os profissionais não estiverem totalmente habilitados para trabalhar com eles", concluiu.