23 AGO 2021
SAÚDE
Vacinação Covid-19: Valinhos abre mais 300 agendamentos para 1ª dose a adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades

A Prefeitura de Valinhos informa que abre nesta segunda-feira (23), às 12 horas, mais 300 vagas para agendamento da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 a adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Com mais estas vagas, somadas às outras 500 já disponibilizadas para esta faixa no agendamento aberto no último dia 20, serão 800 doses para este grupo programadas para aplicação já nesta terça-feira (24), no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo). O agendamento pelo sistema Siss Online (http://valinhosportal.sissonline.com.br) deve ser preenchido com os dados do próprio adolescente, com horários entre 10 e 15 horas.

Este agendamento é específico para os adolescentes do grupo de 12 a 17 anos com comorbidades, incluídos neste gestantes, puérperas e deficientes da mesma faixa etária, da 1ª dose do imunizante da farmacêutica Pfizer, o único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado nesta faixa etária, sendo necessária a administração das duas doses para ser considerado o esquema vacinal completo.

Grupo de comorbidades

Os adolescentes do grupo estabelecido para o agendamento, com uma ou mais das comorbidades pré-determinadas, poderão apresentar no momento da vacinação qualquer comprovante que demonstre pertencer a um dos grupos de risco (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, etc.), desde que conste o CRM do (a)médico (a).

Para a vacinação das gestantes, estas deverão apresentar carta médica autorizando a aplicação. No caso de puérperas, as adolescentes deverão comprovar fase de puerpério (declaração de nascimento da criança, certidão de nascimento ou laudo médico) e também pertencer à faixa de idade recomendada para vacinação.

No dia da vacinação, solicita-se impreterivelmente que sejam apresentados o comprovante de endereço do adolescente (que pode ser em nome dos pais ou responsável legal) e documento com foto para comprovação da identidade e faixa etária. Caso o adolescente for desacompanhado de um adulto (pais ou responsável legal), o mesmo deverá ainda apresentar um termo devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsável legal, para que possa ser efetivada a vacinação. O termo está disponível logo abaixo.

Documento necessário caso o adolescente compareça à vacinação desacompanhado dos pais ou responsável

ATENÇÃO: Caso não haja a presença de 01 adulto responsável, a vacinação poderá ocorrer diante da apresentação de termo de assentimento (clique aqui para download) devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais, em acordo com o disposto no art.142 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o qual recomenda-se que seja retido pelo serviço de saúde que procederá com a vacinação.

Como se agendar

O agendamento, que deve ser realizado pelo novo sistema implantado pela Secretaria da Saúde, o Siss Online (http://valinhosportal.sissonline.com.br), permanecerá aberto até que as vagas sejam esgotadas. Nesse novo sistema é necessário realizar duas etapas: o cadastramento e, após isso, o agendamento para vacina. O passo a passo está disponível pelo link: passo a passo.

A vacinação ocorrerá das 10h00 às 15h00, no dia 24, conforme escolha de horário a ser realizada no momento do agendamento, no Pavilhão do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo). A Prefeitura pede que seja respeitado o horário agendado e evitado atrasos. Também pede-se o uso de máscara facial. Não haverá Drive-Thru.

Para facilitar o processo de vacinação, a Secretaria da Saúde destaca também a importância de realizar o pré-cadastro no programa Vacina Já, idealizado pelo Governo do Estado de São Paulo para otimizar o tempo gasto no preenchimento dos dados para o agendamento das doses.

O preenchimento de dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento da pessoa que receberá a vacina no site Vacina Já (https://www.vacinaja.sp.gov.br/) economiza 90% no tempo de atendimento para receber a imunização. Mas é importante esclarecer que o pré-cadastro no site do Estado (Vacina Já) e o agendamento no sistema da Prefeitura (quando liberado para as faixas etárias tanto na 1ª como na 2ª dose) são sistemas diferentes. E os dois são necessários.

Doação de alimentos

As pessoas agendadas para se vacinarem, em todas as etapas, podem contribuir com a campanha Vacina Contra Fome, iniciada em Valinhos pela Prefeitura, através do Fundo Social de Solidariedade. Desde o início da campanha, já foram arrecadadas mais de 12 toneladas de alimentos, que serão distribuídos às famílias que buscam a sede do Fundo para buscar mantimentos durante a pandemia.

Desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com participação da Secretaria da Comunicação do Estado de São Paulo, a ação convida cada pessoa apta a se vacinar contra a Covid-19 a levar um quilo de alimento não perecível para doação, no local de vacinação em seu município. Os alimentos não perecíveis, preferencialmente a serem doados, são arroz, feijão, macarrão e leite em pó.