23/08/2021 - A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, abre nesta 3ª feira (24) a partir das 12h00, 1.200 vagas para o agendamento da 2ª dose do imunizante Coronavac aos munícipes que receberam a 1ª dose até o dia 30 de julho. A Secretaria de Saúde reforça que o agendamento disponibilizado é exclusivamente pelo sistema Siss Online (veja abaixo o passo a passo), e não mais por formulário como era o agendamento de 2ª dose anteriormente. A vacinação para este grupo está programada para esta 6ª feira (27), com horários entre 10 e 15h00, conforme escolha no agendamento, no Pavilhão da Festa do Figo no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, com acesso pelo portão principal.
A Secretaria de Saúde alerta que não será aceita a vacinação no dia 27 de quem está fora do período divulgado quanto a data de aplicação da 1ª dose da Coronavac (até 30 de julho) e todas as pessoas agendadas devem apresentar o CPF no momento da vacinação, além do comprovante recebido da aplicação da 1ª dose. Não haverá sistema Drive-Thru e não será permitido levar acompanhante.
Repescagem
Já aqueles que estão há mais de 28 dias da data de vacinação da 1ª dose da Coronavac, ou há mais de 90 dias da data de vacinação da 1ª dose de AstraZeneca, devem comparecer, sem necessidade de agendamento, na Vigilância Epidemiológica, que fica na Avenida Brasil, 144, Vila Santana, de segunda a sexta, das 16h00 às 18h00, com documento de identidade (CPF) e carteirinha de vacinação (que conste a 1ª dose), conforme informações publicadas no site da Prefeitura. Mais informações acesse: http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/como-ajuda-aos-faltosos-de-2a-dos....
Força tarefa
Com a meta de vacinar 100% dos valinhenses com 2 doses, ou dose única, até o final de novembro, a Prefeitura de Valinhos tem intensificado tanto o processo de 1ª como 2ª dose, conforme o recebimento das doses recebidas pelos Governos Federal e Estadual. Já nesta semana, a Secretaria de Saúde avançou ainda mais na força tarefa para agilizar a cobertura vacinal no município e abriu mais 300 agendamentos para a faixa etária de adolescentes, com idade a partir de 12 anos, especificamente com comorbidades, gestantes, puérperas e deficientes, totalizando 800 vagas para vacinação nesta terça-feira (24), além de 1000 vagas para iniciar o agendamento de adolescentes de 16 e 17 anos sem comorbidades que serão vacinados já na quinta-feira (26).
Passo a passo do agendamento da 2ª dose
Para agendar a 2ª dose da Coronavac, para quem já tomou a 1ª dose até 30 de julho, pelo sistema Siss Online, o munícipe deve seguir o passo a passo descrito abaixo:
1. Acessar o Portal da Saúde através do site valinhosportal.sissonline.com.br e clicar em Entrar para realizar o login;
2. Inserir o CPF, senha e clicar em Acessar;
3. Clicar em Agendar Vacina;
4. Selecionar a Dose (Coronavírus - 2ª Dose) e clicar em Próximo;
5. Inserir a Data de Aplicação da Primeira Dose, selecionar o Fabricante da vacina aplicada e clicar em Próximo;
6. Clicar em Alterar Data/Local;
7. Selecione o local, data e horário conforme disponibilizado pela equipe de Vacinação e clique em Próximo;
8. Confirmar os dados do agendamento.
Nesse momento ainda é possível alterar a data e local. Após a verificação dos dados, clicar em Confirmar Agendamento;
9. O comprovante de agendamento será gerado com todas as informações e observações necessárias;
10. É possível enviar o comprovante por e-mail, imprimir ou visualizá-lo no Portal da Saúde através da função Consultas Agendadas.
Doação de alimentos
As pessoas agendadas para se vacinarem, em todas as etapas, podem contribuir com a campanha Vacina Contra Fome, iniciada em Valinhos pela Prefeitura, através do Fundo Social de Solidariedade. Desde o início da campanha, já foram arrecadadas mais de 10 toneladas de alimentos, que serão distribuídos às famílias que buscam a sede do Fundo para buscar mantimentos durante a pandemia.
Desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com participação da Secretaria da Comunicação do Estado de São Paulo, a ação convida cada pessoa apta a se vacinar contra a Covid-19 a levar um quilo de alimento não perecível para doação, no local de vacinação em seu município. Os alimentos não perecíveis, preferencialmente a serem doados, são arroz, feijão, macarrão e leite em pó.