26 AGO 2021
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura capacita Corpo de Supervisores e Coordenadores da GCM para atuar na prevenção de incêndios em áreas verdes

A Prefeitura de Valinhos anuncia nesta quinta-feira (26) a capacitação, a ser realizada junto ao Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, de Supervisores e Coordenadores da Guarda Civil Municipal que atuará diretamente na coordenação de integrantes da corporação como novos membros de uma brigada própria na ação preventiva de combate aos focos e evitar assim o alastramento do fogo. O objetivo é atuar de forma preventiva em apoio ao Corpo de Bombeiros (que é o responsável por combate a incêndios) e Defesa Civil na contenção de focos de incêndio em áreas verdes do município, principalmente no período de estiagem quando os registros de queimadas aumentam,

O apoio da GCM na prevenção às queimadas faz parte das ações iniciadas há cerca de um mês pela Prefeitura quando Valinhos passou a ter vários focos em áreas verdes e rurais e a prefeita Capitã Lucimara implantou um Gabinete Permanente de Gestão de Crise visando adoções de medidas para aumentar a prevenção e atuar no combate a ocorrências de grande porte.

“A criação do Corpo de Supervisores e Coordenadores da Guarda e de uma brigada de incêndios para atuar em ocorrências primárias em áreas verdes, ou seja, aquelas que estão bem no início com pequenos focos, foi de pronto aprovada pela prefeita Capitã Lucimara que entendeu a necessidade de nossa tropa atuar como parceira da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros no combate às queimadas”, disse o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

Ele contou que a ideia surgiu ontem (25) quando integrantes da Guarda estavam em patrulhamento e se depararam com pequenos focos de incêndio em uma área verde. De pronto apagaram o fogo e impediram o alastramento das chamas. “A gente identificou que esta é uma necessidade e hoje mesmo criamos o Corpo de Supervisores e já formamos uma primeira brigada que atuará em ocorrências como estas, como sendo uma das primeiras intervenções”, explicou o secretário Cruz.

Capacitação

Ele também adiantou que na próxima segunda-feira (30), está prevista uma reunião com a participação com mais de 20 funcionários públicos de vários setores da Prefeitura, além da equipe da Defesa Civil e integrantes do Corpo de Bombeiros, para tratar de um novo programa de capacitação destes funcionários para atuarem como apoio por parte da administração municipal em ocorrências de maior porte.

“Também estudamos viabilizar capacitações de proprietários de áreas rurais, bem como orientá-los, para alguns procedimentos necessários a fim de evitar focos e propagação de chamas no período de estiagem nas áreas verdes. Claro que este é um trabalho que estamos plantando hoje já para colher os primeiros resultados e para que no próximo anos estejamos ainda mais coordenados nas ações de prevenção”, destacou Cruz.