03 SET 2021
SAÚDE
COVID-19 Valinhos dá início à vacinação de adolescentes de 14 anos com abertura de agendamento no dia 6/9
A Prefeitura de Valinhos abrirá no dia 6, da próxima semana, o agendamento para a vacinação com a 1ª dose contra a Covid-19 a mais uma faixa etária de adolescentes, agora de 14 anos até 17, sem comorbidades. A agenda com 850 vagas será aberta logo às 6h00 e estará disponível até que todas sejam preenchidas pelo portal Siss Online. O A aplicação destas 850 primeiras doses para este novo grupo está programada para o dia 9, da semana que vem, das 13h00 às 16h00, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo).

Agendamento pelo Siss Online
O agendamento destas 850 vagas para a aplicação do imunizante Pfizer (o único recomendado pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária para a faixa etária), deverá ser feito com os dados do próprio adolescente pelo portal Siss Online da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Valinhos (http://valinhosportal.sissonline.com.br).
No dia da vacinação, solicita-se impreterivelmente que sejam apresentados o comprovante de endereço do adolescente (que pode ser em nome dos pais ou responsável legal) e documento com foto para comprovação da identidade e faixa etária.
Caso não haja a presença de um adulto responsável, a vacinação poderá ocorrer diante da apresentação de termo de assentimento devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais, em acordo com o disposto no art.142 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o qual recomenda-se que seja retido pelo serviço de saúde que procederá com a vacinação (faça download do termo aqui).

A Prefeitura pede que seja respeitado o horário agendado e evitado atrasos. Também pede-se o uso de máscara facial. Não haverá Drive-Thru. Para facilitar o processo de vacinação, a Secretaria da Saúde destaca também a importância de realizar o pré-cadastro no programa Vacina Já, idealizado pelo Governo do Estado de São Paulo para otimizar o tempo gasto no preenchimento dos dados para o agendamento das doses.

Doação de alimentos
As pessoas agendadas para se vacinarem, em todas as etapas, podem contribuir com um quilo de alimento não perecível (preferencialmente arroz, feijão, macarrão e leite em pó) em apoio à campanha Vacina Contra Fome, organizada pela Prefeitura, através do Fundo Social de Solidariedade e desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com participação da Secretaria da Comunicação do Estado de São Paulo, a ação convida cada pessoa apta a se vacinar contra a Covid-19 a contribuir com a doação a ser entregue no local de vacinação.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos