A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, abre às 18h00 desta segunda-feira (13), agendamento para a vacinação da 1ª dose contra a Covid-19 a adolescentes na faixa de 13 anos a 17 anos. Serão mais 850 vagas para este grupo que receberá o imunizante Pfizer, autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a faixa etária, já nesta semana, na quarta-feira (15), no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (parque da Festa do Figo), das 13h00 às 16h00.
O avanço da vacinação de adolescentes no município integra a força tarefa montada pela Prefeitura para agilizar a aplicação do maior número possíveis de doses na população da cidade, a partir do fornecimento de vacinas pelos governos Federal e Estadual, e tem como meta vacinar 100% dos adultos com as duas doses ou dose única até o final de novembro.
Agendamento pelo Siss Online
O agendamento para as 850 vagas disponibilizará horários entre 13h00 e 16h00, para a vacinação na quarta-feira (15), e permanecerá aberto até que todas as vagas sejam esgotadas. A agenda deve ser preenchida com os dados do próprio adolescente pelo portal da Secretaria Municipal de Saúde Siss Online (
http://valinhosportal.sissonline.com.br).
No dia da vacinação, solicita-se impreterivelmente que sejam apresentados o comprovante de endereço do adolescente (que pode ser em nome dos pais ou responsável legal) e documento com foto para comprovação da identidade e faixa etária.
Caso não haja a presença de um adulto responsável, a vacinação poderá ocorrer diante da apresentação de termo de assentimento devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais, em acordo com o disposto no art.142 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o qual recomenda-se que seja retido pelo serviço de saúde que procederá com a vacinação
(faça download do termo aqui).
A Prefeitura pede que seja respeitado o horário agendado e evitado atrasos. Também pede-se o uso de máscara facial. Não haverá Drive-Thru. Para facilitar o processo de vacinação, a Secretaria da Saúde destaca também a importância de realizar o pré-cadastro no programa Vacina Já (https://www.vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado de São Paulo, para otimizar o tempo gasto no preenchimento dos dados para o agendamento das doses pela Prefeitura.
É importante esclarecer que o pré-cadastro no site Vacina Já e o agendamento no sistema da Prefeitura pelo portal Siss Online (quando liberado para as faixas etárias tanto na 1ª como na 2ª dose) são sistemas diferentes e ambos são obrigatórios.