14 SET 2021
Valinhos deve aderir ao Programa Atleta do Futuro do Sesi
Parceria permitirá atender crianças e jovens do município

A prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, acompanhada do secretário de Esportes e Lazer, Felipe Zani, e da chefe de Gabinete, Claudineia Vendemiatti Serafim, esteve na escola Sesi da cidade para conhecer o programa Atleta do Futuro, desenvolvido pelo Sesi - Serviço Social da Indústria - há 30 anos. O programa gratuito envolve crianças e jovens entre 6 e 17 anos, que passam a ter acesso em espaços da unidade e municipais para a prática de esportes no contraturno escolar.

A apresentação do programa aconteceu na última quarta-feira (8), incluindo visitação às instalações do atual Sesi, que fica no Jardim Pinheiros. “Estamos muito animados com a parceria proposta que vai permitir ampliar nosso trabalho de levar às crianças e aos jovens da cidade atividades esportivas", afirmou a prefeita.

Na parceria está previsto o uso das instalações da rede particular e dos espaços públicos, não só para a prática de diversas atividades esportivas. “A proposta visa ao desenvolvimento do esporte na cidade, atendendo crianças e jovens do município”, resumiu o secretário da SEL, Felipe Zani. O trabalho objetiva ainda o desenvolvimento de eventos esportivos, que obedecerão aos protocolos sanitários de combate à Covid-19.

Estiveram presentes ainda na visitação, o diretor de Centro de Atividades SESI, André Luís  Martins da Silva, a diretora de Escola SESI Valinhos, Marta Leardini Gongaza, a orientadora de Qualidade de Vida SESI Campinas, Sheila Rodrigues, além do diretor de unidade de formação profissional do SENAI, Everson de Aro Capobianco.

Atleta do Futuro
O programa tem 30 anos de história e visa promover formação e cultura esportiva, ofertando tudo gratuitamente. A iniciativa visa contribuir para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade a partir da metodologia elaborada pelo SESI-SP, que alinha o esporte ao desenvolvimento integral dos participantes.

A parceria garante que os participantes aprendam diferentes modalidades esportivas, com conteúdo e estratégias adequadas para cada faixa etária. Ao difundir a cultura esportiva, a instituição permite que o aluno desenvolva uma relação na qual o esporte faça parte de sua vida, seja como praticante, espectador ou profissional.