21 SET 2021
SAÚDE
Dose de Reforço: Prefeitura de Valinhos abre agendamentos para 3ª dose de vacina contra Covid a idosos a partir de 80 anos pelo Siss Online
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, informa que os idosos acima de 80 anos, que já tomaram as duas primeiras doses da vacina contra a Covid-19, podem agendar a 3ª dose, também chamada de reforço ou adicional, pelo Portal da Saúde Siss Online pelo endereço eletrônico https://valinhosportal.sissonline.com.br. Aqueles que não puderem agendar pela internet também poderão ser atendidos diretamente, mas mediante o limite diário de 54 doses oferecidas, em todas as 14 Unidades Básicas de Saúde. Também integram o mesmo grupo prioritário de vacinação pessoas imunossuprimidas. A vacina disponibilizada é a Coronavac do Instituto Butatan e até esta segunda-feira (21) já foram aplicadas 697 doses adicionais.

Segundo a Secretaria de Saúde, as Unidades Básicas de Saúde estão trabalhando com o agendamento da 3ª dose de vacina pelo Portal Siss Online e presencialmente, conforme programação de horários e dias da semana (veja programação abaixo). Os idosos podem se vacinar em qualquer unidade que tenha vaga e disposição de doses e obedecendo o calendário com as faixas etárias estabelecidas pelo Programa Estadual de Imunização Contra a Covid-19.

“Mas Vale lembrar que, para que não haja desperdício de doses, as UBSs devem receber um número mínimo de idosos para abertura do frasco com 9 doses. E, caso não tenha dose disponível, poderão ser encaminhados para outras unidades ou agendados para outra data e horário conforme disponibilidade", explicou a coordenadora das UBSs, Amanda Peterlini Soares da Silva.

Descentralização
Diferentemente das 1ª e 2ª doses, quando a vacinação é realizada no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo), a de reforço está sendo aplicada desde esta semana, na faixa etária acima de 85 anos e pessoas imunossuprimidas, em todas as UBSs com o objetivo de descentralizar o atendimento dentro do programa de cobertura vacinal contra a Covid-19 no município.

Pelo Portal Siss Valinhos, estes idosos ou pessoas com deficiência imunológica podem acessar o ícone da dose adicional e escolher qualquer uma das 14 UBSs da cidade e não necessariamente a do bairro que reside.

Diariamente, cada uma delas disponibiliza determinados horários nos períodos da manhã e tarde, e até 54 doses do imunizante Coronavac, disponibilizado pelos governos Federal e Estadual para aplicação desta dose adicional.
Pelo sistema online também é possível encontrar qual unidade ainda disponibiliza vagas naquele determinado dia e optar pelo agendamento.

"Xepa"
A Divisão de Vigilância Epidemiológica também informou que atende com a possibilidade da ‘Xepa’ de vacinas, quando há sobras de doses em frascos abertos do imunizante e que de modo algum podem ser descartadas para se evitar desperdícios. Assim, as pessoas que estiverem cadastradas nas UBSs para esta finalidade, serão contatadas e chamadas a se apresentarem em no máximo 15 minutos no local e horário determinados de vacinação para receberem as doses que sobraram na Xepa.

Passo a passo para agendamento da 3ª dose
1 .  Acessar o Portal da Saúde através do site valinhosportal.sissonline.com.br e clicar em Entrar para realizar o login; caso não tenha cadastro é necessário antes inserir os dados clicando em Primeiro Acesso;
2.   Para fazer o login insira o CPF, senha e clique em Acessar;
3.   Clicar em Agendar Vacina;
4.   Selecionar a Dose Adicional e clicar em Próximo;
5.  Inserir a Data de Aplicação da Segunda Dose ou dose única e clicar em Próximo;
6.   Clicar em Todas as UBSs e selecionar a data; neste momento aparecerá a quantidade de vagas disponíveis nas UBS naquele determinado dia; na sequência escolha o horário do agendamento;
7.  Neste momento ainda é possível alterar o dia e horário do agendamento ou confirmá-lo;
8.  O comprovante de agendamento será gerado com todas as informações e observações necessárias;
9.  É possível enviar o comprovante por e-mail, imprimir ou visualizá-lo no Portal da Saúde através da função
Consultas Agendadas.

Programação atendimento presencial (sem necessidade de agendamento online):
- UBS Macuco: 4ª feira, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00 (Rua Valdemar Lazaretti, s/nº)
- UBS Vila Santana: 3ª, 4ª e 6ª feira, das 9h00 às 10h18 e das 13h00 às 14h18 (Avenida Brasil, 144)
- UBS Imperial: 2ª, 4ª e 6ª feira, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00 (Rua Campinas, 633)
- UBS Vila Itália: 2ª, 5ª e 6ª feira, das 13h00 às 15h00 (Rua Alexandre Pedroni, 137)
- UBS São Marcos: 2ª, 4ª e 6ª feira, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00 (Rua Três, s/nº)
- UBS São Bento: 2ª, 4ª e 6ª feira, 8h00 e 13h00 (Rua Itajaí, 70)
- UBS Reforma Agrária: 3ª feira, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00 (Núcleo Reforma Agrária, s/nº)
- UBS Maracanã: 3ª, 4ª e 5ª feira, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00 (Rua Pedro de Lucca, 285)
- UBS Parque Portugal: 2ª, 4ª e 5ª feira, das 8h30 às 11h00 e das 13h00 às 15h00 (Rua Abrantes, 550)