23 SET 2021
SAÚDE
Covid-19: Pessoas que deixaram de se vacinar com a 2ª dose dentro do prazo regular devem procurar posto fixo da Vigilância Epidemiológica em Valinhos
A Prefeitura de Valinhos volta a reforçar que os munícipes que perderam o prazo da 2ª dose da vacinação contra a Covid-19, seja da AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac, devem se apresentar, sem necessidade de agendamento prévio, no núcleo fixo da Vigilância Epidemiológica para receber os respectivos imunizantes. O objetivo é garantir que as pessoas que tomaram a 1ª dose dessas três vacinas, mas que por algum motivo deixaram de se vacinar com a 2ª dose dentro do prazo regular, complete o esquema vacinal a fim de garantir a eficácia comprovada dos imunizantes a partir das duas aplicações.
Semana a semana são liberados agendamentos e vacinação tanto de 1ª dose já para adolescentes, como 2ª dose em adultos. Até esta quarta-feira (22), conforme um balanço da Secretaria da Saúde, em cada 10 valinhenses acima de 12 anos, 9 já receberam, ao menos, uma dose, da vacina e 6 já estão totalmente imunizados. “Praticamente todos os jovens e adultos já receberam ao menos uma dose da vacina e caminham para a imunização completa, em acordo com o tempo de vacinação de 2ª dose de cada imunizante”, destacou a prefeita, Capitã Lucimara.
Assim, aqueles que estão há mais de 90 dias da data de vacinação da 1ª dose de AstraZeneca ou Pfizer, ou há mais de 28 dias da data de vacinação da 1ª dose da Coronavac, devem seguir a recomendação de se vacinarem com a 2ª dose. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão que aprova a eficácia e aplicação dos imunizantes no país, se uma determinada vacina prevê duas aplicações, isso significa que as duas doses são necessárias para fortalecer o sistema imunológico, deixando a pessoa mais preparada para enfrentar um possível combate ao vírus do Covid-19.
De acordo com o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, as vacinas são, neste momento, a medida farmacológica de maior comprovação, credibilidade e eficácia disponível em todo o mundo. “Não faz sentido a pessoa tomar uma dose da vacina e não se apresentar para tomar a segunda dose. Quem assim o faz está com uma proteção insuficiente e inadequada”, alerta.

Onde e horário
Em Valinhos, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, tem um posto fixo para a vacinação de quem deixou de tomar a 2ª dose, no prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Santana, na Rua Avenida Brasil, nº 144. A aplicação das vacinas é feita pela Vigilância Epidemiológica que funciona no mesmo prédio da UBS, de segunda a sexta, das 16h00 às 18h00. Deve-se apresentar documento de identidade (CPF) e carteirinha de vacinação (que conste a 1ª dose).
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos