23 SET 2021
SAÚDE
Rede de internet por fibra ótica 100% implantada na rede municipal de saúde traz agilidade no atendimento à população
Desde que a rede municipal de Saúde de Valinhos passou a contar totalmente com internet de alta velocidade e mais estável, por meio de um moderno sistema de fibra ótica implantado pela Prefeitura, por meio da secretaria de Tecnologia, Inovação e Comunicação, em todos os prédios públicos em funcionamento, a operacionalidade no atendimento aos munícipes deu um grande salto. Com todos os prédios públicos da saúde interligados num único sistema, os agendamentos de consultas via Portal da Saúde Siss Online nas UBSs e Centros de Especialidades, envio de resultados de exames e trâmites entre os demais setores da Secretaria de Saúde agora têm um fluxo mais dinâmico, diminuindo o tempo de espera pelos pacientes nos atendimentos

“O investimento em Tecnologia tem resultado prático na qualidade e eficiência ao serviço público prestado a cada valinhense e é neste objetivo que, em pouco mais de 8 meses, concluímos esta 1ª etapa do nosso Plano Diretor de Tecnologia que prevê outras fases e implantações, com mais sistemas integrados, criação do cartão cidadão e facilidades no acesso ao serviço público”, aponta a prefeita Capitã Lucimara.

A constatação dos benefícios do novo sistema que substituiu por completo o de ondas de rádio, mais obsoleto e lento, é do próprio responsável pelo Departamento de Atendimento aos Usuários, da Secretaria de Saúde, o enfermeiro Glauco César Ceranto. Ele coordena os atendimentos na UPA 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento), na Unidade Especial de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico de Valinhos, conhecida como Upinha, do Centro de Triagem da Covid-19, e dos CEVs (Centros de Especialidades de Valinhos) I, II e III, e conta que a mudança foi essencial para a melhoria da qualidade dos atendimentos.

“Para se ter uma ideia, o tempo físico de espera dos pacientes nas filas para o agendamento de consultas nos CEV’s reduziu cerca de 60% em um mês de marcação com a nova internet mais rápida em funcionamento. E houve melhora total para o acessar o sistema do laboratório, resultados de exames e com relação a imagens de RX, conectados na UPA, Upinha e Tenda de Triagem da Covid-19, interligados, operando bem e resolutivamente, e por 24 horas ininterruptas como são os serviços de urgência e emergência”, destacou Glauco.

A coordenadora das UBSs, Amanda Peterlini Soares da Silva, também avalia positivamente a implantação da nova tecnologia para a agilidade do atendimento dos pacientes nas 14 unidades. “Além de agilizarmos a marcação das consultas para os usuários que vão fisicamente às UBS, com uma redução imediata de 80% no tempo de espera, também já conseguimos retomar os agendamentos pelo aplicativo do Siss Online, que estavam suspensos por causa da pandemia, disponibilizando 30% do total das vagas em cada uma delas nas áreas de clínica geral, pediatria e ginecologia”, disse.

“Além do sistema ser mais estável com a fibra ótica, houve uma grande melhora por exemplo em vários outros aspectos. Além do acesso imediato ao Siss Online para o agendamento de consultas, assim como à marcação dos exames, e tudo em tempo real, até os trâmites internos entre todos os setores agora são mais ágeis como envio de ordens de serviços, comunicados de situações emergenciais, encaminhamentos médicos de alta complexidade, e pedidos de manutenção de equipamentos agora chegam mais rápido e com mais praticidade aos setores correspondentes. Isso melhora muito a vida dos pacientes e a parte administrativa dos funcionários que atuam na rede municipal de saúde”, destacou a secretária da Saúde, Carina Missaglia.

A secretária de Tecnologia, Inovação e Comunicação da Prefeitura de Valinhos, Roberta Calif, aponta que a Prefeitura de Valinhos já tem, no Planejamento, os passos necessários para a elevação de Valinhos ao patamar de Cidade Digital, com a centralização dos dados, a criação do Cadastro Técnico Municipal e do cartão cidadão, além de soluções práticas  e serviços on line unificados, com atendimentos personalizados, incluindo Ouvidoria 24 horas, enfim, com qualidade e agilidade na prestação dos serviços públicos, ao colocar a Tecnologia como um instrumento facilitador e de ganho para o dia a dia do cidadão.

“Depois desta etapa inicial, o que projetamos, a médio e longo prazo, é que Valinhos possa ter consultas e exames marcados pela internet, prontuário eletrônico para eficiência e qualidade no atendimento médico, estudantes da Rede Municipal com recursos audiovisuais e internet de alta velocidade para ganhos na qualidade do processo pedagógico, abertura de novas empresas na cidade com alvarás emitidos em menos de 24 horas. Sabemos que temos muito trabalho pela frente para chegar a este cenário, mas a estrutura inicial está sendo implementada.   Estes são alguns dos ganhos que a cidade terá com este investimento importante da tecnologia à serviço de uma gestão pública eficiente e de qualidade e rapidez no atendimento à população, como determina a prefeita Capitã Lucimara”, complementou a secretária de Tecnologia, Inovação e Comunicação, Roberta Calif, que lembra também os investimentos agora concentrados na aquisição de um novo servidor, para centralizar todos os sistemas da Prefeitura, com foco na agilidade do atendimento ao cidadão.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos