28 SET 2021
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Valinhos inicia nesta semana capacitação gratuita sobre esportes e atividades físicas adaptadas

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL), inicia na próxima quinta-feira (30) o curso gratuito pelo Projeto Esportes e Atividades Físicas Adaptadas (PEAFA). Voltado para professores de Educação Física, a capacitação acontece em dez encontros, sempre às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30, no Ginásio Municipal Vereador Pedro Ezequiel da Silva. Com direito a certificado, cada aula será um tema, abordando o esporte para deficientes, visando à inclusão social.
 “A inclusão social é um dos compromissos da atual gestão”, garantiu a prefeita Capitã Lucimara Godoy, que neste mês de setembro assinou o Decreto n° 10.952, para a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro de Autista (CIPTEA), documento que vai garantir atenção integral, pronto atendimento e atendimento prioritário a esses munícipes nos serviços públicos e privados.
“A abertura será na Rede TV Século 21”, informou o secretário de Esportes e Lazer, Felipe Zani. Segundo ele, a capacitação encerra dia 9 de novembro. “Terá certificado para quem tiver presença mínima de sete encontros, mas é recomendável que se comparece a todos, porque cada dia será abordado um tema diferente”, aconselha ele.
As aulas serão ministradas por Professores Doutores, do Departamento de Estudos de Atividade Física Adaptada da UNICAMP, com grande experiência acadêmica e profissional na área. “Serão vários temas, como aprendizagem no esporte Adaptado/Paralímpico,  o transtorno do espectro do autismo (TEA) e outros”, enumera o secretário.
O curso será realizado presencialmente, seguindo os protocolos sanitários referentes à COVID-19, sendo obrigatória a utilização de máscara e o distanciamento físico durante sua realização.