05 OUT 2021
GABINETE DA PREFEITA
Prefeita participa do 1º Encontro de Articulação, promovido pelo Sebrae e pela FGV nesta terça-feira
Nesta terça-feira (5), a prefeita Capitã Lucimara, ao lado da chefe de gabinete, Claudinéia Vendemiatti, do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Zacharias Martins, e do diretor do Fundo Social, Fábio Cuono, participaram do 1º Encontro de Articulação do Programa de Articulação Regional de Políticas Públicas do Sebrae em parceria com a FGV. O encontro foi realizado na Faculdade Anhanguera – Valinhos (FAV) e contou com a presença do ex deputado federal e atual Diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Guilherme Campos.

"Temos trabalhado de forma ativa e atuante junto ao Sebrae para promover cursos de capacitação e oportunidades aos empreendedores valinhenses. É parte do nosso plano de governo e temos trabalhado intensamente para transformar, para melhor, o cenário de Desenvolvimento Econômico sustentável em nossa cidade", afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O Programa de Articulação Regional, promovido pelo Sebrae e pela FGV, tem como principal objetivo articular a rede de agentes regionais, com foco na implementação de políticas públicas voltadas ao fomento do empreendedorismo no Estado de São Paulo. Neste primeiro encontro, foi realizado um balanço das ações que estão sendo implementadas na região, visando obter impactos efetivos na superação dos principais desafios. Além disso, na oportunidade, também foram definidos prazos de atividades a serem realizadas.

Entre as ações previstas para o programa estão: apoiar a criação e desenvolvimento de grupos informais, associações, cooperativas e consórcios; criar o Posto de Atendimento ao Fornecedor (PAF), ou seja, criar espaço nas Prefeituras para que MEI’s e MPE’s apresentem os seus produtos e intenções de venda ao poder público; realizar diagnóstico da matriz de compras públicas e propor melhorias nos processos; otimizar processos de atendimento as MPE’s por parte das Prefeituras; melhorar o nível de atendimento da sala do empreendedor; aperfeiçoar rede de ADs na região; e criar oportunidades de negócios para agricultura familiar, pequenos negócios, cooperativas e associações.

Programa Desenvolve Valinhos

A Prefeitura de Valinhos e o Sebrae, juntos no programa Desenvolve Valinhos, já ofereceram, desde janeiro, mais de 70 cursos e capacitações gratuitas a população, visando o desenvolvimento econômico e sustentável no município. Com o auxílio de grandes parceiros do projeto, foram ofertadas palestras, workshops, capacitações e cursos teóricos e técnicos.