05 OUT 2021
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Prefeitura dá início à capacitação gratuita sobre esportes e atividades físicas adaptadas
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL), iniciou nesta terça-feira (5) o curso gratuito pelo Projeto Esportes e Atividades Físicas Adaptadas (PEAFA). O primeiro tema é sobre História e Desenvolvimento do Esporte Paralímpico, no Ginásio Municipal Vereador Pedro Ezequiel da Silva. A capacitação é voltada para  professores de Educação Física em dez encontros.

“Ficamos felizes de Valinhos estar em sintonia com os temas atuais, como inclusão social, por meio do esportes. A cidade deve permitir que todos façam parte da sociedade e contribuam com o seu melhor”, discursou o vice-prefeito, major Osvaldo Rocco, que participou da abertura da capacitação, realizada no último dia 30, na Rede TV Século 21, representando a prefeita Capitã Lucimara. Também estiveram presentes o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Yohansson Nascimento, e representantes da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O curso acontecerá sempre às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30, no Ginásio Municipal Vereador Pedro Ezequiel da Silva. Com direito a certificado, cada aula será um tema, abordando o esporte para deficientes, visando à inclusão social. Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Felipe Zani, a capacitação encerra dia 9 de novembro.
As aulas serão ministradas por Professores Doutores, do Departamento de Estudos de Atividade Física Adaptada da UNICAMP, com grande experiência acadêmica e profissional na área. “Serão vários temas, como aprendizagem no esporte Adaptado/Paralímpico,  o transtorno do espectro do autismo (TEA) e outros”, enumera o secretário.
O curso será realizado presencialmente, seguindo os protocolos sanitários referentes à COVID-19, sendo obrigatória a utilização de máscara e o distanciamento físico durante sua realização.