19 OUT 2021
Valinhos anuncia retorno presencial liberado para 100% dos alunos a partir de 3 de novembro
O retorno não será obrigatório, permanecendo a opção do ensino remoto

A partir do dia 3 de novembro, as aulas da Rede Municipal de Ensino, em Valinhos, terão a possibilidade de 100% dos alunos de forma presencial. O retorno será para alunos que frequentam desde a creche, passando pela pré-escola, Fundamental I e II, e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A volta não será obrigatória para os estudantes, podendo as famílias optarem por manter o ensino remoto, via Plataforma EducaDigital, com a mesma qualidade do presencial.

A decisão pode ser conferida no decreto publicado Boletim Municipal desta terça-feira (19), na edição 2.175, no site da Prefeitura de Valinhos. “O retorno das aulas na cidade foi planejado desde o início do ano letivo, em fevereiro. Voltamos de forma gradual e chegamos até 50% de capacidade presencial, desde setembro. Cada novo passo dado durante este período foi pensado e conversado com o nosso comitê, sempre tendo em mente a segurança dos nossos alunos, seus familiares e nossa equipe da Educação”, garantiu a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

A retomada das aulas tem como parâmetro o que foi divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo. “Temos capacidade para receber 100% dos nossos alunos”, assegurou o secretário da Educação, Cleber Magdalena, que lembrou que as escolas passaram por adequações necessárias para o retorno gradual.

“Implantamos melhorias porque a cidade caminhava para o retorno 100% presencial”, acrescentou o secretário. A partir de novembro, também alinhado às diretrizes do Governo do Estado, não será mais necessário o distanciamento mínimo entre os alunos nas salas de aula.

Os pais que desejarem manter o filho ainda em ensino remoto será mantida a estrutura online, pela Plataforma EducaDigital. “O retorno será seguro porque a cidade também se empenhou na evolução da vacinação da população”, afirmou a prefeita.

Qualidade

A qualidade do ensino presencial ou remoto será a mesma. Para o remoto, além da plataforma será mantido o Plantão de Dúvidas e o uso do material pedagógico distribuído nos convênios entre o município e o Estado. “Hoje as escolas já contam com uma internet rápida, com fibra ótica em 100% das unidades escolares”, lembrou o secretário.

A fibra permite a transmissão das aulas online por meio da ferramenta Educa Class, uma API (Application Programming Interface) inserida dentro da Plataforma Educa Digital que permite chamadas por videoconferência gastando menos dados e com mais segurança para os alunos.

A cidade avançou no retorno presencial conforme o controle da pandemia na cidade. No início, foi totalmente com aulas online e, para quem não tinha acesso tecnológico, era entregue atividades nas escolas. Depois passou para 30% em maio e, em setembro, chegou a 50%. Durante este período, já se encontrava em estudo uma nova ampliação.
Local: Valinhos-SP