20 OUT 2021
SAÚDE
Por determinação do Estado, Valinhos passa a adotar novos intervalos entre as doses de vacinas da Covid
Em atendimento às recomendações do Plano Estadual de Imunização Contra a Covid-19, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, passa a adotar a partir desta quarta-feira (20) novos intervalos de aplicação dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca e Pfizer entre a 1ª e 2ª doses. A Pfizer, por exemplo, passa a ser de 21 dias para a população com idade a partir de 18 anos e 56 dias para os adolescentes.

A medida, que antecipa de 8 semanas para 21 dias o intervalo de aplicação da 2ª dose da vacina da Pfizer aos adultos, foi implementada pela Vigilância Epidemiológica do município assim que o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do Estado instruiu por documento técnico a nova recomendação anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo nesta segunda-feira (18).

De acordo com o Governo, o prazo de 21 dias de intervalo está indicado na bula do imunizante e amplia a proteção dos já vacinados, além de aumentar a cobertura vacinal no estado de São Paulo.

Vale destacar que a indicação deste intervalo menor, de 21 dias entre as duas doses, não contempla os moradores entre 12 e 17 anos já vacinados com a 1ª dose da Pfizer. A vacinação para os adolescentes segue com intervalo de 8 semanas (56 dias após o dia da aplicação da 1ª dose) e a antecipação para este público, conforme anunciou o Governo do Estado, deverá ser adotada mediante disponibilização de mais doses de Pfizer pelo Ministério da Saúde.

Em Valinhos, a aplicação da 2ª dose é realizada pela Secretaria da Saúde mediante agendamentos pelo Portal da Saúde Siss Online (https://valinhosportal.sissonline.com.br), com a disponibilidade de vagas, dias e horários aos respectivos grupos, informados diariamente pelas redes sociais oficiais da Prefeitura.

O intervalo do imunizante da Pfizer quando utilizado como dose de reforço (3ª dose) a idosos acima de 60 anos, se mantém em 6 meses entre a 2ª e a 3ª dose.

Demais imunizantes
Os demais imunizantes contra a Covid-19 permanecem com os intervalos anteriormente anunciados pelo Plano Estadual de Imunização, sendo a Coronavac de 21 dias entre a 1ª e 2ª dose em adultos a partir de 18 anos e de 6 meses de intervalo entre a 2ª e a 3ª dose (reforço) a partir dos 60 anos de idade. Já a AstraZeneca o intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de 84 dias a partir dos 18 anos e de 6 meses entre a 2ª e a 3ª dose a partir dos 60 anos de idade.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos