27 OUT 2021
SAÚDE
Mutirão Outubro Rosa leva mulheres à prevenção contra os cânceres de mama e colo do útero em Valinhos
Em uma ação de conscientização e preventiva, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no último dia 23 o Mutirão Outubro Rosa que proporcionou às mulheres acima de 40 anos, previamente agendadas para o evento, coleta de Papanicolau e encaminhamentos para a realização de mamografia. O mutirão foi na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Paraíso onde houve uma triagem entre as mulheres que foram encaminhadas aos serviços.

“Com o Mutirão Outubro Rosa, o objetivo da Prefeitura pela Secretaria de Saúde, além de chamar a atenção à importância da prevenção do câncer de mama, é o de estimular as mulheres a realizarem também o Papanicolau capaz de detectar o câncer do colo do útero que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal”, disse a prefeita Capitã Lucimara.

Durante a triagem do Mutirão Outubro Rosa, 112 mulheres foram encaminhadas para fazer mamografia já na próxima semana. Este exame é indicado para ser feito a partir dos 40 anos, a fim de identificar se há algo errado com as mamas. No novo cenário global do câncer avaliado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2021, o tumor de mama se tornou a neoplasia mais comumente diagnosticada no mundo e segundos dados apresentados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), pela sua gravidade, apresenta uma estimativa de que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos.

Ainda na triagem foram realizadas 105 coletas de Papanicolau, que é um dos principais exames capazes de prevenir o câncer do colo uterino. Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), o tratamento precoce previne até 80% desta doença onde existem programas em que as mulheres são examinadas, identificando a maior parte das lesões pré-cancerosas em estágios iniciais, quando são facilmente tratadas. De acordo com a OMS, mais de 300 mil mulheres morrem todos os anos no mundo por uma doença que pode ser evitada e tem alta chance de cura quando diagnosticada precocemente.

Novo mutirão
A Secretaria de Saúde informou que neste sábado, dia 30, das 8h00 às 16h00, na UBS do Jardim Paraíso, será promovido mais um dia do Mutirão Outubro Rosa para o atendimento de 80 mulheres também já agendadas para passar pela triagem de Papanicolau e mamografia.
De acordo com o Departamento de Programas e Projetos da Secretaria de Saúde, estas novas vagas foram abertas para atender ainda mais mulheres, pois para o mutirão do último dia 23 as 160 vagas previamente disponibilizadas foram rapidamente esgotadas. Já no dia da prestação dos serviços, 24 mulheres faltaram e durante a triagem, constatou-se que algumas que se agendaram tinham feito o Papanicolau recentemente.  No caso da mamografia, houve mulheres que não apresentaram necessidade de realizá-la conforme avaliação.

Em mais uma atividade extra da Secretaria de Saúde, voltada à prevenção do câncer de mama e colo do útero, foram atendidas nesta semana outras 30 mulheres que passaram pelas mesmas avaliações no CAM (Centro de Atenção à Mulher) por médico ginecologista e mastologista da rede municipal dentro da programação do Outubro Rosa.

A Secretaria de Saúde também destaca que a rede municipal de saúde faz o atendimento às mulheres de forma rotineira nas UBS´s que podem fazer a prevenção dos cânceres de mama e colo de útero a partir de agendamentos.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos