29 OUT 2021
SAÚDE
Covid-19: Vacinação de dose de reforço a idosos e demais grupos prioritários tem nova programação nas UBS´s de Valinhos
A partir do próximo dia 4 de novembro, a Secretaria de Saúde de Valinhos informa que a aplicação da dose de reforço de vacina contra a Covid-19 nas UBS´s (Unidades Básicas de Saúde), a idosos acima de 60 anos e demais grupos prioritários, passará a ser realizada dentro de uma nova programação de horários e dias da semana. Em todas as 14 unidades, a vacinação será sempre das 13h00 às 15h00, sem necessidade de agendamento prévio.
Ao todo, em cada uma das UBS’s, serão disponibilizadas 30 vagas diárias, mediante distribuição de senhas a partir das 13h00 (veja programação em cada dia da semana e locais abaixo). Não é obrigatório se vacinar especificamente na unidade da região onde se reside, respeitando-se a quantidade diária de senhas entregues.

Saiba mais
A recomendação do Ministério da Saúde é que os idosos, acima de 60 anos, que completaram o ciclo vacinal com as duas primeiras doses ou dose única, recebam mais uma dose de vacinas Covid-19. No caso deste grupo contemplado, o intervalo mínimo entre a 2ª (ou dose única) e a 3ª dose deve ser de 6 meses completos, independentemente do imunobiológico recebido anteriormente.
Além dos idosos, também podem ser vacinados com a dose adicional, e com o mesmo intervalo de 6 meses, as pessoas imunossuprimidas, em tratamento oncológicos e transplantadas de órgãos sólidos que não chegaram a se agendar anteriormente para receber a 3ª dose dentro do cronograma do Programa Estadual de Imunização Contra a Covid-19.
É importante levar documentos de identificação pessoal, de endereço e comprovante da vacinação da 2ª dose ou dose única.

Programação da vacinação nas UBS (a partir de 4/11)
2° feira: UBS Bom Retiro, UBS Jardim Jurema, UBS São Marcos, UBS Parque Portugal e UBS Pinheiros;
3° feira: UBS Paraíso, UBS Jardim Pinheiros, UBS Jardim Jurema e UBS Imperial;
4° feira: UBS Maracanã, UBS Macuco, UBS Imperial e UBS Portugal;
5° feira: UBS Maracanã, UBS São Marcos, UBS Bom Retiro, UBS Vila Itália e UBS Frutal;
6° feira: UBS Frutal, UBS Paraíso, UBS São Bento e UBS Vila Itália;

Posto fixo Vigilância Epidemiológica
Além da aplicação da dose adicional para os atuais grupos prioritários nas UBS´s, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, mantém um posto fixo de vacinação contra a Covid-19 na Vigilância Epidemiológica, localizada em prédio anexo à UBS da Vila Santana, na Avenida Brasil nº 144.
Neste posto da V.E., além de ser oferecida a dose adicional aos idosos acima de 60 anos, pessoas imunossuprimidas, em tratamento oncológicos e transplantadas de órgãos sólidos, o serviço recebe profissionais da saúde qe tenham vínculo com o município e que também fazem parte do grupo prioritário para receber a 3ª dose,  munícipes que ainda não tomaram a 1ª dose (a partir de 12 anos) ou estão em atraso com a 2ª dose de imunizantes de acordo com o calendário vacinal regular dentro do Campanha Nacional de Imunização Contra a Covid-19.  O posto fixo de vacinação da Vigilância Epidemiológica funciona de 2ª a 6ª feira, a partir das 16h00.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos