11 ABR 2024
Vacinação contra Influenza: sábado (13) tem Dia D na UBS Vila Santana

Ação integra Campanha de Vacinação para grupos prioritários que vai até dia 31 de maio em todas as UBSs

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promove neste sábado (13), o Dia D de Vacinação contra a Influenza, na UBS da Vila Santana, das 8h às 17h. A ação integra a 26ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, que foi iniciada no último dia 25. A meta da Secretaria da Saúde é aplicar até o dia 31 de maio, cerca de 46 mil doses, vacinando 90% das pessoas dos grupos prioritários.

Compõem os grupos prioritários crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos, trabalhadores da Saúde; gestantes; puérperas, professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos), além de pacientes com doenças crônicas.

Outra ação que a Secretaria da Saúde realizará neste sábado é a imunização de idosos em casas de repouso do município.

ONDE VACINAR

A imunização ocorre em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, e das 13h às 15h, com exceção da UBS Vila Santana, que aplica vacinas no período das 9h às 15h, e das UBSs Bom Retiro, Jardim São Marcos e Jardim Paraíso, que também atende sem intervalo, das 9h às 18h.

ANO PASSADO

A taxa de cobertura vacinal contra a gripe no ano passado em Valinhos foi 54%. Entre os grupos prioritários que mais vacinou estão as mães no período de amamamentação, com 80,79%, idosos, com 65,51% e gestantes, com 57,30%.

O município realizou em 2023,12.991 atendimentos por síndrome gripal. Em 2022 foram atendidas 40.326 pessoas.

Segundo informações da Secretaria da Saúde destaca a importância da vacinação contra Influenza, já que nos meses de outono e inverno há um aumento considerável de internações nos hospitais, principalmente nos grupos de crianças e idosos.

Autor: Departamento de Gestão em Jornalismo - Prefeitura de Valinhos