12 ABR 2024
FUNDO SOCIAL
Curso gratuito de Cuidador de Idoso do Fundo Social terá aulas de desenvolvimento cognitivo
Empresa de cuidadores quer absorver 100% da mão de obra resultante do curso
O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a empresa Total Care Cuidadores, comunicou nesta quinta-feira (11) que as alunas do curso gratuito de Cuidador de Idoso terão aulas extras voltadas para o desenvolvimento cognitivo de pacientes. O trabalho será realizado com a empresa Supera Valinhos, que promove ginástica para o cérebro.

“Queremos ofertar cada vez mais cursos melhores para a nossa população, permitindo que tenham uma formação de excelência”, explicou o diretor do Fundo Social, Fábio Cuono, sobre a nova parceria. Segundo ele, a construção de uma base sólida de conhecimento garante a colocação no mercado de trabalho das alunas.

A sócia-proprietária da Total Care Cuidadores, Sílvia Camila Machiori Ciocca Sales, viu com bons olhos a nova parceria. “As alunas vão conhecer atividades para estimular os idosos, completando o ensinamento ministrado no curso”, explicou a sócia-proprietária.

Segundo ela, a intenção é absorver 100% da mão de obra resultante do curso. “Há carência de profissional com uma boa formação completa, que não é só técnica. É preciso ter habilidades de relacionamento com o paciente e com quem está contratando”, afirmou ela.

Trabalho humanizado

As aulas do curso de cuidador de idoso são bem detalhadas, trazendo as principais doenças que acometem idosos, suas diferenças, os cuidados necessários, atividades diárias, conciliando teoria e prática. “Teremos aulas teóricas e prática, com estágio realizado em uma casa de repouso”, detalhou a professora, a enfermeira Arantxa Stipo Sforcini.

Conforme ela, na próxima semana as aulas em sala já mesclarão teoria e prática. “Já vão aprender a aferir pressão arterial, a glicemia, técnicas de banho em pacientes”, enumerou ela. Para ela, um dos pilares também muito importante é desenvolver um trabalho humanizado com o paciente idoso. “É preciso que o paciente receba um tratamento com respeito e humanizado. Não se pode diminuir o conhecimento, as queixas, as dúvidas do idoso”, acrescentou ela.

Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo