03 NOV 2021
SAÚDE
Prefeitura de Valinhos disponibiliza parte dos agendamentos de consultas nas UBSs por aplicativo
Para facilitar o dia a dia de quem não tem condições de ir presencialmente a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) marcar uma consulta, a Prefeitura de Valinhos disponibiliza um aplicativo que reserva 30% das vagas ao agendamento on-line. Pelo app Saúde – Valinhos, aplicativo integrado com o Siss Online e disponível pelo sistema operacional Android OS, o usuário da rede municipal pode usar o celular para se agendar em consultas nas áreas de clínica geral, ginecologia e pediatria.

A agenda pelo app, que pode ser acessado pelo endereço https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sissonline.siss_valinhos, também pode ser aberta pelo Portal da Saúde da Prefeitura de Valinhos (https://valinhosportal.sissonline.com.br). Para usar os sistemas, o usuário deve se cadastrar e criar um login. Em ambos os serviços de marcação de consulta online, o munícipe pode optar por escolher a UBS de sua referência, o dia e horário disponíveis e gerar um comprovante de confirmação de agendamento.

“A modernização do sistema de marcação de consultas de forma online integra um conjunto de medidas e investimentos em tecnologia que tem sido realizado pela Prefeitura de Valinhos, entre elas a implantação de internet ultrarrápida em fibra ótica em 100% dos prédios públicos, inclusive todos os da rede municipal de Saúde”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

A coordenadora das UBSs, Amanda Peterlini Soares da Silva, avalia que as novas tecnologias contribuem para agilizar o atendimento dos pacientes nas 14 UBS´s do município.

“Além de agilizarmos a marcação das consultas para os usuários que vão fisicamente às UBS, com uma redução imediata de 80% no tempo de espera, também já conseguimos retomar os agendamentos pelo aplicativo do Siss Online, que estavam suspensos por causa da pandemia, disponibilizando 30% do total das vagas em cada uma delas nas áreas de clínica geral, pediatria e ginecologia. E o objetivo é ampliar o acesso pelo aplicativo de forma a facilitar, ainda mais, a marcação das consultas”, disse a coordenadora.

Sobre as consultas, a coordenação lembra que o agendamento é aberto em todas as UBS´s no primeiro dia útil do mês para o mês subsequente. Desses agendamentos, 30% das vagas são destinados para agendamento pelo aplicativo, que está funcionando normalmente.

Quando os pacientes vão diretamente à UBS fazer o agendamento, para que não se confundam ou se esqueçam do dia da consulta, já saem da unidade com data, horário e local impressos, com todas as orientações necessárias.

Nas UBS´s, o agendamento fica disponível o mês todo, conforme a disponibilidade das vagas. Qualquer dia do mês, o paciente pode agendar, desde que a vaga esteja disponível. Em determinados casos que os pacientes não conseguem as vagas mas há urgência, são triados pelo enfermeiro da unidade e encaminhado conforme necessidade.

Urgência e emergência
A Secretaria da Saúde ressalta que é importante, antes de tudo, esclarecer que todos os casos de urgência e emergência não precisam ser agendados e que as pessoas nessas condições devem ser direcionadas à UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento), conforme protocolo de atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade.

“Outro ponto importante que temos trabalhado é para diminuir o absenteísmo, ou seja a falta dos pacientes nas consultas agendadas por eles, que chega a 30%. Quando os agendamentos eram por telefone este número era até maior. Para não tirar a vaga de quem está precisando, ressaltamos a importância dos pacientes em desmarcar a consulta quando não puderem comparecer”, destacou a secretária da Saúde, Carina Missaglia.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos