03 NOV 2021
SAÚDE
Prefeitura de Valinhos disponibiliza mais opções de pontos de vacinação da Pfizer contra a Covid-19
Com o objetivo de oferecer maior comodidade e facilidade aos munícipes, a Prefeitura de Valinhos passa a partir desta quinta-feira (4) a disponibilizar novos pontos de vacinação do imunizante da Pfizer contra a Covid-19, para pessoas a partir dos 12 anos, que ainda não tenham tomado a 1ª, 2ª ou dose de reforço, inclusive para quem está com atraso na vacinação. Além do posto fixo da Vigilância Epidemiológica, e do CETS (Centro de Estudo e Treinamento em Saúde), todas as UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) passam a atender aos moradores que se encontram nestas condições mediante a entrega de 30 senhas (veja abaixo a programação de dias da semana da vacina em cada UBS). Vale ressaltar que, nas UBS´s, é exclusivo o atendimento para a Pfizer, e não terá vacinação dos imunizantes AstraZeneca e Coronavac.

Nas UBS´s, a entrega das 30 senhas e aplicação das doses será sempre entre 13h00 e 15h00, sem a necessidade de agendamento prévio. A Secretaria de Saúde informa que nas Unidades de Saúde o imunizante a ser aplicado, independentemente da dose a ser recebida, será da Pfizer, com a disponibilidade das vacinas pelos governos Federal e Estadual. Não é obrigatório se vacinar especificamente na unidade da região onde se reside, respeitando-se a quantidade diária de senhas entregues.

Outro ponto de vacinação é o da Vigilância Epidemiológica, na Avenida Brasil nº 144 (em prédio anexo à UBS da Vila Santana) que funciona sempre de 2ª a 6ª feira, das 16h00 às 18h30, também para o atendimento de munícipes que estejam com a vacinação contra a Covid-19 em atraso para a 2ª ou 3ª doses ou até mesmo para quem ainda não tomou nem a 1ª dose, a partir dos 12 anos de idade. No posto fixo da Vigilância Epidemiológica são oferecidas vacinas de todos os fabricantes, sendo Coronavac (Butantan), AstraZenica (Fiocruz) e Pfizer (BioNTech ) e de acordo com a dose anteriormente recebida.

Já no CETS (Centro de Estudo e Treinamento em Saúde), na Rua Bahia snº, Vila Santana, a Secretaria de Saúde viabiliza a aplicação da 2ª dose das vacinas que estão dentro do prazo regular do calendário vacinal pelo Programa Nacional de Imunização contra a Covid-19, com agendamentos obrigatórios pelo Portal da Saúde Siss Online (https://valinhosportal.sissonline.com.br) e divulgados pelo site da Prefeitura, www.valinhos.sp.gov.br, e nas redes sociais oficiais .

“Todos estes pontos de vacinação se adequam a atual demanda por vacinas, pois nesta etapa dos programas Nacional e Estadual de Imunização, a maior parte da população já recebeu a 1ª dose e boa parte a 2ª dose, além da 3ª dose que também está em ritmo avançado em Valinhos”, disse a secretária de Saúde, Carina Missaglia.

Com 202.515 doses já aplicadas da vacina contra a Covid, Valinhos registra nesta quarta-feira (3) praticamente 100% da população vacinada (acima de 12 anos) com ao menos uma dose e 83,98% totalmente imunizada (duas doses ou dose única). “Com 68,57% do total da população totalmente imunizada, a cidade tem índices que superam os Estados Unidos, Suíça, Reino Unido, Austrália e até a média da União Européia”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

Serviço:
1ª dose da vacina contra a Covid-19: disponível para moradores a partir dos 12 anos de idade nas UBS’´s, apenas a Pfizer, (com ou sem atraso) e no posto fixo da Vigilância Epidemiológica, sem necessidade de agendamento prévio para aqueles que se encontram com as doses atrasadas;

2ª dose da vacina contra a Covid-19: disponível para moradores com a 2ª dose da Pfizer em dia ou em atraso em todas as UBS’s (30 vagas com entrega de senhas). No posto fixo da Vigilância Epidemiológica, apenas para os que estão em atraso, além da Pfizer, também se aplica a AstraZeneca e Coronavac. Para moradores com a 2ª dose no prazo regular, a vacinação é no CETS mediante agendamento pelo Siss Online com divulgação semanal pelo site da Prefeitura de Valinhos, em www.valinhos.sp.gov.br;

3ª dose (dose adicional/reforço): Pfizer disponível nas UBS´s; no posto fixo da Vigilância Epidemiológica, além da Pfizer, também há os demais imunizantes a serem aplicados aos idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde com vínculo no município, pessoas imunosuprimidas, em tratamento oncológicos e transplantadas de órgãos sólidos. No caso deste grupo prioritário, o intervalo mínimo entre a 2ª (ou dose única) e a 3ª dose deve ser de 6 meses completos, independentemente do imunobiológico recebido anteriormente.

Em todos os casos, é necessário levar documentos de identificação pessoal, de endereço (1ª dose), além do comprovante da vacinação da 2ª dose ou dose única para quem vai receber a dose de reforço (3ª dose ou dose adicional).

Programação da vacinação nas UBS (a partir de 4/11)
2° feira: UBS Bom Retiro, UBS Jardim Jurema, UBS São Marcos, UBS Parque Portugal, UBS Pinheiros e UBS Vila Santana;
3° feira: UBS Paraíso, UBS Jardim Pinheiros, UBS Jardim Jurema e UBS Imperial;
4° feira: UBS Maracanã, UBS Macuco, UBS Imperial e UBS Portugal;
5° feira: UBS Maracanã, UBS São Marcos, UBS Bom Retiro, UBS Vila Itália e UBS Frutal;
6° feira: UBS Frutal, UBS Paraíso, UBS São Bento, UBS Vila Itália e UBS Vila Santana;
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos