Respeito, agilidade e resposta. Este é o tripé central da formatação da Ouvidoria de Valinhos, que engloba os serviços por telefone do 156 e os contatos presenciais ou virtuais pelos canais da Ouvidoria. E, já com uma nova estrutura na gestão da prefeita Capitã Lucimara, os números de atendimentos impressionam: 88,9% dos protocolos abertos através do 156 já foram concluídos ou estão em fase final de atendimento e 59,3% das manifestações abertas na Ouvidoria foram solucionadas, enquanto o restante já está em processo de análise.
“Comprometimento em solucionar as demandas dos munícipes e ouvir o que eles têm a dizer é um dos pilares do nosso governo. Trabalhamos muito para melhorar, cada vez mais, o atendimento dos serviços públicos e a qualidade de vida na cidade, sempre com respeito ao valinhense”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.
De janeiro a setembro, foram abertos 4.751 protocolos através do atendimento 156 da Prefeitura, dos quais 3.152 foram concluídos, 749 estão em andamento e 324 estão em análise. Os protocolos foram destinados as seguintes categorias:
Protocolos abertos pelo atendimento 156 |
Destino |
Quantidade |
Secretaria de Administração |
9 |
Recursos Humanos |
2 |
Secretaria de Assistência Social |
14 |
Secretaria de Assuntos Jurídicos |
4 |
Atendimento 156 |
35 |
Bem Estar Animal |
183 |
Coronavírus |
169 |
Defesa Civil |
9 |
Defesa do Consumidor (PROCON) |
10 |
Vigilância Sanitária e Zoonoses |
713 |
Secretaria de Educação |
27 |
Secretaria de Esportes |
12 |
Secretara da Fazenda |
110 |
Gabinete da Prefeita |
35 |
Iluminação Pública |
164 |
Infraestrutura Urbana |
483 |
Limpeza Pública |
791 |
Manutenção de Próprios Municipais |
29 |
Secretaria de Mobilidade Urbana |
337 |
Secretaria de Obras |
68 |
Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente |
222 |
Praças e Jardins |
871 |
Secretaria da Saúde |
319 |
Secretaria de Segurança Pública e Cidadania |
135 |
Já a Ouvidoria recebeu 386 manifestações, sendo 229 concluídas e 157 em processo de análise. As manifestações foram distribuídas nas seguintes categorias:
Manifestações abertas pela Ouvidoria |
Destino |
Quantidade |
Secretaria da Saúde |
108 |
Secretaria de Obras |
112 |
Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente |
52 |
Secretaria de Mobilidade Urbana |
42 |
DAEV |
9 |
Secretara da Fazenda |
22 |
Secretaria de Assuntos Internos |
1 |
Secretaria de Administração |
6 |
Secretaria de Assuntos Jurídicos |
7 |
PROCON |
1 |
Gabinete da Prefeita |
7 |
Secretaria de Assistência Social |
3 |
Secretaria de Desenvolvimento Econômico |
1 |
Secretaria de Educação |
7 |
Secretaria de Licitações |
1 |
Secretaria de Segurança Pública e Cidadania |
6 |
Secretaria de Tecnologia, Inovação e Comunicação |
1 |
As solicitações da Ouvidoria podem ser feitas diretamente no Paço Municipal, localizado na Rua Antônio Carlos, 301- Centro, das 9h00 às 16h00, ou através do telefone (19) 3849-8053 e e-mail
ouvidoria@valinhos.sp.gov.br.
A partir da demanda narrada pelo munícipe, é aberto um termo de atendimento, que dá início ao trâmite de processo administrativo, no qual é solicitada manifestação da respectiva Secretaria envolvida e a imediata providência que cada caso requer, em tempo curto de, em média, 30 dias.
Durante todo processo, é mantida a confidencialidade do procedimento e é garantido o sigilo quanto aos dados do munícipe, quando requerido ou necessário. São reduzidas a termo manifestações, reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais pronunciamentos de usuários que tenham como objeto a prestação de serviços públicos e fiscalização destes.