19 NOV 2021
Prefeitura define programação de campeonatos de futebol e bocha para 2022
Depois de dois anos na pandemia da Covid-19 sem competições de futebol amador nas modalidades campo e futsal menores, veteranos e feminino, e também de bocha em Valinhos, a Prefeitura informa que já está definida a programação para os campeonatos promovidos pela Secretaria de Esportes e Lazer em parcerias com os times da cidade para o ano de 2022. Nesta quarta e quinta-feira, dias 17 e 18, em reuniões, foram fechados os detalhes para as novas competições e regras com a participação dos representantes de todas as equipes.

Segundo o secretário de Esportes, Felipe Zani, em fevereiro será lançado oficialmente o calendário anual e regulamento que vai estabelecer desde os períodos de inscrições para as modalidades até o encerramento das competições. Entre as modalidades estão: futebol amador de campo nas 1ª, 2ª e 3ª divisões, categorias veteranos, máster e hiper máster; futebol de campo e futebol de salão menores; futsal adulto nas 1ª, 2ª e 3ª divisões, futsal veteranos e futsal feminino, além do campeonato de bocha.

‘As reuniões desta semana foram realizadas com sucesso e boa participação das equipes, momento em que foram apresentadas inovações e modificações para a temporada de 2022 no Futsal, Futebol de campo e campeonato de bocha”, disse o secretário.

Na oportunidade o secretário também apresentou a nova equipe da Secretaria de Esportes e Lazer que irá coordenar os campeonatos municipais em 2022 e composta pelo professor Marinaldo Silvério, responsável pelo Departamento, e os seus colaboradores Roberto Carlos Paiva, além dos professores da Secretaria Marcos Cedran, Elielson Brasil e Weslei Perceguini.

Mudanças no formato
Entre as mudanças nas competições estão a inversão dos campeonatos de futebol menores do segundo para o primeiro semestre e o futsal menores do primeiro para o segundo semestre. Outra mudança importante foi a realização do Futsal Adulto das 1ª, 2ª e 3ª divisões que passará a ser realizada no primeiro semestre e não mais no segundo. Já o Futsal Veteranos passou do primeiro para o segundo semestre.
Com relação à JDD (Junta Disciplinar Desportiva) foram tratados nos encontros sobre a nova composição e mudança do Código atual.

“Haverá nova nomeação da composição através de decreto pela Secretaria de Esportes e Lazer e também uma reformulação no código atual para melhor atender em situação de igualdade as punições e direitos das equipes”, destacou Zani.

Também está sendo realizada uma atualização cadastral das equipes para facilitar a comunicação da Secretaria com as equipes, além da criação de um ramal específico de WhatsApp diretamente com o Departamento de Campeonatos. Outra novidade será a disponibilização dos espaços de quadras e campos de futebol municipais para amistosos e jogos das equipes.

“Outro ponto em destaque será a redução no tamanho do campo e traves que atendam as respectivas idades dos jogadores. Serão inclusive promovidas campanhas educativas com os técnicos, professores, voluntários das equipes, além dos pais, e ainda festivais esportivos até a idade Sub-11 como forma mais lúdica e educativa para os participantes”, acrescentou o secretário.