22 NOV 2021
SAÚDE
Sábado tem Dia D de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e vacinação contra Covid-19 em Valinhos
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar no próximo sábado (27), um dia voltado à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, das 8h00 às 12h00, na Vigilância Epidemiológica, na Avenida Brasil, nº 144, na Vila Santana. Nessa data, que integra a programação da campanha ‘Fique Sabendo 2021’, serão realizados testes rápidos para HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, além de orientações de prevenção combinada de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Na oportunidade, além dos testes, serão distribuídos preservativos masculinos e femininos, e gel lubrificante. Também estarão à disposição materiais informativos.

A ação será promovida simultaneamente a mais um mutirão de vacinação contra a Covid-19, também pela Vigilância Epidemiológica, no mesmo local e período. A vacinação neste mutirão vai disponibilizar vacina, sem necessidade de agendamento, para quem ainda não tomou nenhuma dose, assim como 2ª e 3ª doses dentro dos prazos de intervalo, ou também para quem está com doses em atraso. O objetivo é promover uma força-tarefa de vacinação e intensificar a imunização da população. No último mutirão, no último dia 13 e no feriado do dia 15, a Vigilância Epidemiológica cerca de 1.500 pessoas imunizadas.

Para receber as vacinas no município de Valinhos, dos fabricantes Butantã (Coronavac), Pfizer (Biontech), Oxford/Fiocruz (AstraZeneca) e da Johnson & Johnson (Jansen), e suas respectivas doses para completar o ciclo vacinal contra a Covid-19, a pessoa deve ter residência fixa na cidade ou, no caso dos profissionais da saúde que residam em outro município, vínculo aqui. Também deve ser apresentado um documento de identidade, os comprovantes de vacinação da dose anterior ou, se o morador ainda não tomou nenhuma dose, um comprovante de endereço em Valinhos.

Fique sabendo
Além do Dia D neste sábado, de hoje, dia 22, até 6 de dezembro, a Secretaria de Saúde promove a Campanha ‘Fique Sabendo 2021’ de prevenção ao HIV e também de outras infecções sexualmente transmissíveis. A Campanha visa incentivar a população a realizar testes rápidos de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, destinados às pessoas sexualmente ativas, principalmente aquelas que nunca realizaram estes testes, além de conscientizar sobre as medidas preventivas contra as IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Até o dia 6 de dezembro, os testes rápidos de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), assim procure a mais próxima de sua residência no horário normal de atendimento das unidades, e também no Centro Especializado de Doenças Infectocontagiosas e Centro de Testagem e Aconselhamento da Aids (Cedic/CTA), de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00, na Avenida Brasil 144, Vila Santana, em prédio anexo à UBS do bairro.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos