23 NOV 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura apoia Semana da Pessoa com Deficiência, que acontece de 29 de novembro a 3 de dezembro
De 29 de novembro a 3 de dezembro acontece a Semana da Pessoa com Deficiência, com o apoio das secretarias de Assistência Social e Esportes e Lazer da Prefeitura de Valinhos. O evento é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizado na sede da Câmara Municipal de Valinhos, em apoio ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro.

“Todos os dias, sobretudo nesta semana, precisamos gerar conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência. No entanto, mais do que isso, precisamos agir, assim como quando assinamos o decreto que regulamenta a Lei Municipal nº 5.842, para a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro de Autista – CIPTEA, garantindo a atenção integral, pronto atendimento e atendimento prioritário a esses munícipes nos serviços públicos e privados. Essas carteirinhas foram entregues na manhã desta terça-feira (23)”, explicou a prefeita Capitã Lucimara.

A semana será marcada por uma programação que envolve discussões sobre políticas públicas para pessoas com deficiência, sua inclusão social por meio do esporte e o mercado de trabalho.

“É uma data de extrema importância para a inclusão, acessibilidade e luta por respeito e igualdade de diretos das pessoas com deficiência na sociedade”, afirmou Tathiane Boldarini de Camargo, secretária de Assistência Social.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Claudia Regina de Melo Melchert, explica que é através de eventos como este, que o movimento por direitos das pessoas com deficiência cresce e é fortalecido. “É importante atividades e atos que visam a conscientização social e a inclusão, só assim será possível vencer as batalhas do dia a dia da pessoa com deficiência.”

Programação:

INCLUI VALINHOS
29/11 – segunda-feira, das 9h00 às 12h00
Atividades esportivas adaptadas, promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer.
Local: Pavilhão do Parque da Festa do Figo

USO DA TRIBUNA NA CÂMARA MUNICIPAL
30/11 – terça-feira
Representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência na conscientização do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

MERCADO DE TRABALHO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
01/12 – quarta-feira
Envio de folder informativo, por e-mail, para empresas estabelecidas no Município.

MESA REDONDA: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
02/12 – quinta-feira, das 9h00 às 12h00
Local: Câmara Municipal de Valinhos
Participação: Professora Doutora Talita Cruz; Tathiane Boldarini de Camargo, secretária de Assistência Social de Valinhos; Claudia Regina de Melo Melchert, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Vereador André Amaral, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Maria Teresa Del Niño Jesus E. S. Amaral, presidente do Conselho Municipal da Assistência Social; Andréia Gomes Araújo, APAE Valinhos; Graziele Medina, ACESA Capuava; Jerles Freitas, advogado presidente da Comissão de Direito PcD da OAB de Sumaré.

MESA REDONDA: INCLUSÃO SOCIAL PELO ESPORTE PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
03/12 – sexta-feira, das 9h00 às 12h00
Local: Câmara Municipal de Valinhos
Participação: Professor Doutor Edison Duarte; José Felipe Goulart Zani, secretário de Esportes e Lazer; Claudia Regina de Melo Melchert, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Professor Doutor Thiago Augusto Costa de Oliveira, PEAFA Valinhos; Renata Lobo Catusso, ACESA Capuava; Fabiano Jesuíno e Daniela Bessegio, APAE Valinhos; Representantes do Poder Legislativo da Câmara Municipal de Valinhos; Rafael Atkinson Carvalho, acompanhado por seu pai, Maurício Carvalho, do Time de Futsal Down de Campinas.

Local: Valinhos