23 NOV 2021
TECNOLOGIA E QUALIDADE
Na sequência dos investimentos em Tecnologia, Valinhos inicia estrutura de Governança Digital

Tecnologia e Gestão Pública devem se conectar para proporcionar agilidade e eficiência na prestação dos serviços públicos. E este é o propósito central da nova fase de investimentos em Tecnologia da Prefeitura de Valinhos, anunciado pela prefeita Capitã Lucimara nesta terça-feira. Em reunião realizada na sala Ivan Fleury, no Paço Municipal, a prefeita salientou os pontos importantes da formatação de um Plano Diretor de Tecnologia, que irá definir, passo a passo, os avanços de Valinhos na área de Governança Digital, dentro da concepção de Cidade Inteligente, também conhecida como Smart City.

“Ao assumirmos a gestão na Prefeitura, observamos que apenas 5 prédios públicos estavam interligados com fibra ótica e internet de alta velocidade. Avançamos em mais de 100 prédios públicos e, hoje, todos estes locais que estão em funcionamento e atendendo à população, possuem fibra ótica e internet de alta velocidade. É o passo inicial e de sustentação para trazermos serviços mais ágeis e de qualidade para a população valinhense. Agora, avançamos neste planejamento, que conta com esta Comissão de trabalho para iniciar a produção do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e as próximas fases de implantação da Governança Digital, sempre com respeito à legislação vigente, sobretudo a Lei Geral de Proteção de Dados”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

A secretaria de Tecnologia, Inovação e Comunicação, Roberta Calif Simas Araújo, comentou que na reunião desta terça, a prefeita reforçou aos secretários e profissionais que fazem parte do Comitê de Governança Tecnologia da Informação (criado pelo decreto 10.982/2021 da prefeita Capitã Lucimara; neste Comitê, estão relacionados as Comissões de Trabalho, da Lei Geral de Proteção de Dados e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação), a importância deste planejamento, fase a fase, a ser trabalhado para alcançar outras conquistas previstas no Plano de Governo.  “A integração dos sistemas da Prefeitura, a implantação do Cartão Cidadão, a centralização do atendimento dos serviços públicos, a oferta de aplicativos e serviços digitais que facilitam o cidadão, sobretudo em áreas com o a Saúde, entre outras conquistas, estão nas metas definidas no planejamento da Comissão”, afirmou Roberta.

“O Plano Diretor de TI é fundamental para avançarmos nesta construção da Valinhos Cidade Inteligente. Com os indicadores, com os sistemas integrados, o dia a dia do cidadão será facilitado, com serviços mais ágeis, incluindo por exemplo a marcação de todas as consultas pelo celular e pelo computador, incluindo os resultados de exames, medicamentos ofertados nas farmácias, acompanhamento da vida educacional dos alunos, emissão de alvará e abertura de empresa pela internet em tempo recorde, enfim, conquistas que avançam a cidade no desenvolvimento sustentável e colocam qualidade e agilidade como pontos centrais para o atendimento das demandas da população”, complementou a prefeita Capitã Lucimara.