Uma comitiva da Prefeitura de Zhejiang, quarta maior economia da China, esteve na manhã desta terça-feira (17) em Valinhos para conhecer o trabalho da Secretaria de Licitações, com o objetivo de implantar procedimentos de segurança utilizados no município brasileiro e ampliar o combate à corrupção naquela província. Valinhos foi indicada pela multinacional Huawei como "município rico em desenvolvimento e infra-estrutura"
Os chineses foram recebidos pelo secretário Sidnei Luiz Argentoni, que trouxe sua experiência da iniciativa privada (atuou nas multinacionais Unilever e Rigesa) ao Poder Público. Argentoni informa que teve a oportunidade de apresentar "um panorama da gestão política-administrativa da cidade", para que a comitiva pudesse saber como é feito o gerenciamento que envolve, além da área de compras de Licitações, os setores Jurídico e Administrativo.
"Valinhos foi a única cidade do país a ser visitada pelos chineses, o que comprova que o prefeito Clayton Machado está no caminho correto no que diz respeito aos controles fiscal e orçamentário. Todo o processo de licitação foi esclarecido e muito do que desenvolvemos hoje em Valinhos será implantado na cidade chinesa", informou Argentoni.
Grupo Chinês - Estiveram presentes no encontro os diretores do Departamento de Supervisão Yang Xiaoguang, Chen Qingcang, Tao Shimei, Xu Shouhong, Lyu Jiong e Dong Dandan. Eles informaram que a cidade de Zhejiang tem uma população com mais de 55 milhões de habitantes e uma despesa de 15 bilhões de dólares por ano. "É um local que enfrenta grandes problemas devido ao alto índice de corrupção da cidade", lamentaram.
Durante o encontro, o secretário valinhense Sidnei Argentoni também apresentou aos chineses informações sobre a Festa do Figo, que tem envolvimento direto de colônias orientais e européias. Em nome do prefeito Clayton Machado, Argentoni fez um convite para que os chineses retornem a Valinhos na segunda quinzena de janeiro e conheçam o maior evento do calendário turístico municipal.