24 NOV 2021
CULTURA
Revitalização do Museu Municipal de Valinhos inclui totens para orientação dos visitantes
As obras de revitalização do Museu e Acervo Municipal ‘Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto’ segue uma nova etapa com a implantação de dois totens, localizados nas áreas interna e externa. As estruturas irão facilitar a orientação de circulação dos visitantes do museu que já passou por outras etapas de obras e será devolvido à população, assim que for novamente liberado para visitação, completamente reestruturado.

“É prazeroso entregar em breve à população e aos turistas de Valinhos um espaço cultural de alto valor histórico completamente reformulado e cuidado. Estive recentemente acompanhando as obras e fiquei muito contente com as melhorias e mudanças. A nossa população também irá aprovar a revitalização”, disse a prefeita Capitã Lucimara.

Segundo o secretário de Cultura, Ricardo do Vale, nesta terceira etapa, além da implantação dos dois totens, são dados os retoques finais com os acabamentos na estrutura do prédio que já recebeu nova pintura e teve os espaços de exposição reorganizados.

“Assim como os novos totens, todas as obras de infraestrutura do Museu foram projetadas para melhor acomodar os visitantes deste importante espaço cultural de Valinhos, e incluíram também a troca das lâmpadas de mercúrio por lâmpadas de LED, ampliando a iluminação do local”, explicou o secretário.

O secretário destacou ainda que a revitalização do Museu, cujas obras são realizadas em conjunto com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, conta com a parceria da APHV (Associação de Preservação Histórica de Valinhos), que ofereceu novas e modernas estantes para acomodação das peças e acervos históricos.

O museu na antiga estação ferroviária de Valinhos foi criado em 1996 em decorrência das comemorações dos 100 anos de elevação do município à categoria de Distrito de Paz. “A APHV está satisfeita com tudo que vem ocorrendo. O trabalho tem que ser de mão dupla e há tempos estávamos esperando isso para este local ímpar da cidade”, acrescentou o presidente da Associação, Marcel Trombetta Pazinatto.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos