As alunas do projeto ‘Ateliê da Moda’, que oferece curso de formação em Corte e Costura e Modelagem Criativa para jovens e adultos que queiram aprender ou se aperfeiçoar no universo criativo da Moda e realizado em Valinhos, promovem neste sábado (30), às 10h30, um grande desfile, com direito a tapete vermelho, em frente da Prefeitura, para fecharem com chave de ouro suas participações.
Elas vão apresentar ao público todas as peças que confeccionaram entre os últimos dias 23 e 27, durante os cinco dias de aulas práticas, quando participaram das duas turmas do curso oferecido pelo Instituto Educare, por meio de Lei de Incentivo à Cultura, e com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
No decorrer desta semana, as alunas, divididas em duas turmas de 18 vagas cada, nos períodos da manhã e tarde, tiveram aulas ministradas por profissionais da área. O projeto, com curadoria de Walério Araújo, um dos maiores estilistas do Brasil, se desenvolveu gratuitamente numa carreta itinerante estacionada em frente do Paço Municipal.
O conteúdo programático do curso incluiu temas como introdução ao corte e costura, costura simples, acabamentos e ajustes, técnicas avançadas, sustentabilidade com foco em upcycling e tingimento natural, introdução à moda, projetos criativos e empreendedorismo no mercado da moda.
O estilista e arte educador Almir França destacou a importância da participação das alunas nesta etapa do projeto em Valinhos. “É um projeto de apenas seis dias, que é um sonho e também uma ousadia, pois provocamos essas pessoas a multiplicarem o que aprenderam aqui. Todas são mulheres muito potentes, a maioria com mais de 50 anos, que trazem suas próprias trajetórias na confecção de artesanatos, costura à mão, e que estão aqui se desafiando”, diz.
A também arte educadora Uliana Alves França Barbosa conta que o progresso da sua turma foi grande. “Gostei muito de estar em Valinhos, primeiramente pelo acolhimento da cidade. As alunas são muito amorosas. Foi muito legal a troca, pois vim pra ensinar, mas também acabei aprendendo muita coisa com elas. Ver todo o processo delas podendo criar a modelagem, ir para a máquina de costura, criar a peça, estampar, entre outros aprendizados foi muito gratificante. Elas fizeram peças muito legais, bem fashionistas, bem passarela e é tudo isso que vão mostrar neste grande desfile”, destaca.
Geração de renda
A aluna Janice Andrade, de 53 anos e artesã, conta que fez o curso para se aperfeiçoar. “Minha renda vem do artesanato, e o artesão, para ser destacado, precisa sempre estar renovando. Cada curso é um aprendizado para que a gente tenha um reconhecimento maior. Atuo com costura criativa em crochê macramê, mas estou entrando agora nessa parte da costura de roupas em geral para empreender e também costurar em ações voluntárias”, conta.
Fernanda Vasconcelos Cardieri, de 46 anos, destaca que seu foco é aprender a costurar roupas plus size. “Não encontro peças para meu tamanho que eu goste e me sinta bem, sem contar que os preços são altos. Este curso é uma ótima oportunidade para eu aprender a costurar pra mim mesma e quem sabe futuramente para gerar renda”, fala.
“Fizemos questão de trazer esse projeto a Valinhos na forma presencial, onde pela oficina itinerante os participantes puderam ter acesso a um importante curso de introdução ao mundo da moda, com o objetivo de capacitar novos profissionais e incentivar a geração de emprego e renda”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri.