O Córrego Mathias, localizado entre as ruas José Milani e Raimundo Bissoto e que é um afluente do Ribeirão Pinheiros, cortando o Centro da cidade, está recebendo mais uma melhoria após passar recentemente por desassoreamento em 200 metros de extensão, com a retirada de cerca de 400 toneladas de sedimentos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras Públicas, deu início à construção de um muro de contenção para regular o fluxo de água.
Segundo o secretário Alexandre Emerson de Oliveira (Deco), o objetivo com a construção de um pequeno muro no trecho do Córrego Matias, entre as ruas José Milani, José Ezequiel da Silva e Raimundo Bissoto, na Vila São José, é a viabilização de um espelho d’água no leito do córrego para ajudar na sua preservação.
“A colocação dos blocos é um complemento das intervenções que estamos promovendo no leito do Córrego Mathias, como o desassoreamento recém realizado, e vai permitir que o nível da água, que é bem baixo neste ponto, seja elevado formando um espelho que, além de preservar as suas margens, vai direcionar o fluxo da água e conter o crescimento de vegetação”, destaca o secretário.
Já o trabalho de desassoreamento realizado implicou na retirada de sedimentos do leito do córrego, conhecido pelo histórico comum de transbordo quando há ocorrências de fortes chuvas. “Nesse período de estiagem, no inverno, quando a ocorrência de chuvas diminui e por consequência também o volume de água, o desassoreamento foi essencial para garantir a vazão do córrego, além de ser uma ação preventiva para o período de chuvas na chegada futuramente da primavera, em setembro. Já observamos inclusive a presença de peixes no espelho d’água”, diz.