25 NOV 2021
SAÚDE
Valinhos segue determinação do Estado e suspende multa pelo não uso de máscaras em ambientes externos

O avanço da vacinação na cidade, a queda no número médio diário de casos, óbitos e internações foram decisivos para o Comitê de enfrentamento à Covid em Valinhos, sustentado na análise prévia da Vigilância Epidemiológica da secretaria da Saúde de Valinhos, indicar, por unanimidade, e a Prefeitura aceitar, a seguir a determinação do Estado quanto a não obrigatoriedade, e consequentemente a suspensão de multas, pelo não uso de máscaras em ambientes externos a partir do dia 11 de dezembro. Contudo, a cidade irá continuar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes internos, incluindo o transporte público. A reunião do Comitê em Valinhos foi realizada, de forma virtual, na manhã desta quinta-feira e a decisão será publicada em diário oficial na forma de decreto.

“Sabemos o quanto esta Pandemia trouxe graves prejuízos às famílias, seja no campo pessoal, infelizmente, com a perda de pessoas queridas, seja no campo econômico, sem contar o quanto ficamos fragilizados emocionalmente. Porém, felizmente em Valinhos, trabalhamos muito para avançar no processo de vacinação que resultou em dados importantes, com quedas no número de internações (mais de 90% em relação ao pico, em março) e com números reduzidos de média de novos casos e óbitos. Esta decisão, de forma nenhuma, é uma flexibilização dos cuidados com a Pandemia. Ela não acabou, estamos com ela sob controle, porém temos que continuar com as medidas individuais”, alertou a prefeita Capitã Lucimara.

Nesta semana, Valinhos apresenta a menor média de número de internados em leitos de UTI e Enfermaria Covid desde o início deste ano. Ainda, a cidade teve, nesta semana, o 1º dia sem registro de novos casos, o que não acontecia desde o início da Pandemia.

Em relação à vacinação, a cidade tem 88,55% dos jovens e adultos (valinhenses acima de 12 anos) já imunizados totalmente (com duas doses ou dose única), ou seja, aproximadamente 9 em cada 10 valinhenses no grupo apto à vacinação (que é acima de 12 anos) já estão totalmente imunizados e praticamente 100% com ao menos uma dose. É um dos melhores índices do Brasil e supera países como Estados Unidos, Suíça, Suécia, Austrália e a média dos países europeus.

“A decisão, em ambiente externo, a partir do dia 11, de usar ou não a máscara é individual. Devemos respeitar aqueles que ainda prefiram usar as máscaras, sem quaisquer conotações políticas ou ideológicas. Temos que lembrar que a Pandemia é um assunto de saúde pública e os cuidados individuais são decisivos. O que o Estado fez foi retirar a obrigatoriedade e o que Valinhos está dizendo é que fica opcional o uso de máscara em locais abertos”, complementou a prefeita Capitã Lucimara.