25 NOV 2021
Investimento em Tecnologia agrega qualidade na Educação Municipal
100% das unidades contam com interligação dos prédios com fibra ótica e internet de alta velocidade para os alunos

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação e Tecnologia, Inovação e Comunicação, implantou neste segundo semestre fibra ótica e internet de alta velocidade em todas as unidades escolares em funcionamento da Rede Municipal de Ensino. Agora, os professores da rede municipal avançam em ações importantes que podem ser efetivadas por este investimento em tecnologia, como uso de vídeos e trechos de filmes, diretos do Youtube, e em sintonia com o conteúdo pedagógico, para agregar no processo de aprendizado, além de tarefas administrativas como o preenchimento do Diário Digital e a chamada em tempo real, agilizando assim o tempo de trabalho, com oportunidade e ganhos para ampliar a qualidade educacional.
“Todas as unidades escolares passaram a contar em 2021 com internet por fibra óptica, graças a um grande esforço da Prefeitura para melhorar a qualidade da estrutura tecnológica, item que faz parte do nosso Plano de Governo e entendemos como suporte decisivo para agregar mais qualidade na Educação”, avalia a prefeita Capitã Lucimara Godoy.
Segundo ela, com a internet chegando em toda a escola, o professor já consegue agilizar seu tempo de trabalho. “Na parte pedagógica, os professores têm utilizado a tecnologia, neste retorno, principalmente para aulas, com mais atrativos para a compreensão do conteúdo”, acrescenta a prefeita.
Como exemplo de trabalho pedagógico, a Prefeitura tem a EMEB Cecília Meireles.”Os professores têm realizado um excelente trabalho ilustrando suas aulas com vídeos curtos ou trechos de filmes diretamente do YouTube ou de plataformas de streaming”, exemplifica o secretário da Educação, Cleber Magdalena.